Ratinho em Rio Azul

O governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve, na sexta-feira (09), em Rio Azul. Ele entregou 34 unidades habitacionais no programa Casa Fácil Paraná. Ratinho veio pela primeira vez no município onde teve aproximadamente 80% dos votos. Na foto, Ratinho esta com o prefeito Leandro Jasinski , o deputado Hussein Bakri , a secretaria de saúde Cristiane, a deputada Leandre e funcionários da Saúde.

Grupos

Existe em Imbituva uma Guerra Fria entre três lados políticos. Um é encabeçado pelo ex-prefeito Zezo Pontarolo, que também tem contas reprovadas pelo TC, mas recorre. Zezo entregou a prefeitura na sua última gestão em frangalhos ao sucessor Bertoldo. Outro lado é formado por Bertoldo Rover, que é conhecido pela moralidade que pregou nas finanças públicas da cidade. Mas por erros técnicos teve dois anos de contas reprovadas pelo TC. E o terceiro é comandado pelo atual prefeito, Celso Kubaski, que foi eleito para este mandado, formando uma base com dissidentes dos dois lados e conseguiu, por margem estreita, vencer as eleições e a dúvida-se concorrerá ou não nas próximas eleições.

Cautela

O resultado das sessões do dia 5 tem um propósito, talvez ainda indefinido, mas propicia mexer no jogo e apontar os candidatos ao próximo pleito e, ainda, despertar para o jogo o atual prefeito Kubaski, que cogitava em não ser candidato. Enquanto Rover e Zezo se digladiam poderia correr por fora. Mas Pontarolo é inescrupuloso e irá, sim, usar a reprovação das contas de Rover em seu favor, posando para a população mais carente de bom moço e confundindo a cabeça sobre a possibilidade da participação das eleições.

Leitura

Mas a leitura dos votos a favor e contra Rover podem trazer uma leitura de quem tirou proveito de tudo isso no cenário político. Não preciso dizer nada a ninguém, porque quem regurgita política sabe o que está acontecendo. O que não foi visto foi articulação para que os cenários mudassem.

Beto confirmado

O Ex-governador Beto Richa foi confirmado como deputado federal na vaga de Jocelito Canto, que foi o mais votado do PSDB. Canto teve sua candidatura cassada pelo TSE e, segundo o MPE, estava inelegível. Richa, que foi o segundo mais votado, ficou com a vaga pelo PSDB.

Abrindo espaço

O Deputado Aliel Machado (PV) está participando da comissão de Transição do novo governo. Segundo o representante em Irati, Luciano Menon (X Salada), ele vai ampliar a base nas cidades da região e pretende se aproximar do PV de Irati e de seus vereadores.

Soltinho

O ex-prefeito Adelmo, de Prudentópolis, está soltinho nas festas do município. Após um grande período sabático, está de volta às festas e sempre rodeado por políticos e lideranças. Adelmo Junto do atual.

Condenado

O ex-prefeito Bertoldo Rover, responsável pela moralização das contas públicas do município após o mandato de Zezo Pontarolo, que deixou a prefeitura de Imbituva destroçada, teve as contas de 2014 reprovadas pela Câmara do município. O Placar foi por seis contrários e cinco favoráveis. Para aprovação, Bertoldo precisaria de oito votos favoráveis, uma vez que as contas vieram reprovadas do TC.

Inelegível Não

Mas mesmo com a reprovação das contas, Bertoldo não estará inelegível para as próximas eleições. Isso porque a reprovação das contas foi por erro técnico, e não causou prejuízo aos cofres do município. A nova lei diz que mesmo com a reprovação, mas se não causar prejuízo, o ex-prefeito poderá ser candidato.

“Quem não gosta de política, será mandado por aqueles que gostam”
Jorge Derbli

Bastidores

Pelo que contam os bastidores da política de Imbituva, a atitude da Câmara em reprovar as contas mexeu com o brio do ex-prefeito Rover, que agora é pretenso candidato a prefeito da cidade. Segundo informações, Rover não pretendia entrar na disputa, mas, agora, deverá se movimentar para buscar a candidatura, até que será uma forma de mostrar a legalidade de suas atitudes à frente do município.

Denúncia

O prefeito Zak está perdendo a mão do secretariado e, por consequência, da Câmara. O vereador Getúlio apresentou na última sessão da terça-feira (06) uma denúncia em vídeo de uma escavadeira da Prefeitura de Rebouças trabalhando na localidade do Marmeleiro no último sábado (03), em propriedade particular. Getúlio alega favorecimento por parte do secretário que está atendendo agricultores que tem recurso para pagar, e deixando os menos favorecidos de lado. Getúlio, ainda, reclama de não estar sendo atendido pelo secretário Laercio Cipriano. Lembrando que o atual secretário se manifestou dizendo que é pré-candidato a prefeito em rádio local.

Contra-ataque

A resposta veio do secretário Laercio Cipriano em entrevista à Rádio Alvorada. Cipriano, que é cunhado de Zak, alegou sua inocência e em diversas vezes retrucou o vereador que deve responder nos próximos dias, ou na próxima sessão. Cipriano, que se diz pré-candidato a prefeito, disse que a “Bomba” que o operador disse ter era apenas um “traque”.

Prevista

Ainda, as atividades apresentadas como denúncia pelo vereador Getúlio está prevista dentro de lei municipal. Cipriano disse que Getúlio está fazendo as denúncias por motivos particulares, e que se o vereador não se explicar vai ficar por mentiroso. Getúlio tem uma denúncia pré formatada contra o secretário, mas ainda não protocolou, é o que dizem os bastidores.

Inveja Branca

É de dar inveja o investimento que a prefeitura de Rebouças está fazendo na sua Programação de Natal. Nada mais nada menos que R$ 500 mil estão sendo destinados a toda estrutura usada na Praça dos Ferroviários. Realmente a ornamentação está muito bonita, inclusive, com shows de expressão nacional, mas é claro que para gastar tanto não deve estar faltando nada em outras áreas, e nem um exame de saúde atrasado para a população.

A quatro paredes

Não tem como dar errado a administração de Rebouças. Os dois maiores mandatários do município estão sob o mesmo teto. A secretária de Finanças é a primeira-dama do município, a Erlindes Valigura Fusverski. E é ela que organizou toda a ornamentação e programação de Natal que está sendo realizada no município, claro, com a autorização do prefeito. E os assuntos financeiros da Prefeitura, é claro, se decidem a quatro paredes.

Reviravolta

E a eleição da Câmara de Rebouças terá que ser refeita. Por uma ordem invertida na hora da votação, o vereador Getúlio Gomes teve seu requerimento acatado pela comissão. A nova eleição acontecerá nesta sexta-feira (09), em sessão extraordinária. Mas não precisa ter bola de cristal para saber que a tendência é manter a mesa ou algo bem próximo disso. Em Rebouças é votado cargo a cargo, e mandato por um ano.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.