Recupera

Acompanhe mais um Papo Confidencial, com participação especial de Rosinha

Os prefeitos de Irati, Jorge Derbli, de Rebouças, Luiz Zak, de Inácio Martins, Junior Benato, além do vice de Prudentópolis, Evaldo Hoffman Junior, estiveram acompanhando a palestra do presidente da Fomento Paraná, acontecida na última terça-feira (23), na ACIAI, a convite do presidente Renato Hora. Heraldo Alves das Neves deu o “caminho das pedras” para que os prefeitos possam implantar em seus municípios o “Recupera”, um recurso que é voltado ao comércio e indústria dos municípios que foram atingidos pelas chuvas de 2023. Na foto, os prefeitos com o presidente da ACIAI, Renato Hora e presidente da Fomento, Heraldo.

2

Pela primeira vez, Irati passa a contar com mais de um delegado de polícia

Metas alcançadas

O prefeito Leandro Jasinski recebeu, do gerente do SESC, o troféu da Unidade Móvel do SESC Saúde Mulher como reconhecimento dos relevantes resultados que a carreta Saúde da Mulher, que esteve instalada por 30 dias entre setembro e outubro, teve em Rio Azul. Foram mais de mil atendimentos que apontaram necessidades de tratamento e acompanhamento em pelo menos 30 mulheres encaminhadas para algum tipo de outros tratamentos. Leandro, junto da secretária Cristiana Schvaidak, comemoram o bom trabalho realizado e atendimento dado a população que foi receptiva ao chamado.

Confronto definido

Em Teixeira Soares o confronto eleitoral deste ano começa a se definir, é o que conta a Rosinha. Juliana Belinoski é o nome da candidata do prefeito Lula a sucessão. Mas o vice ainda é uma situação que está indefinida. Por outro lado, segundo comenta Rosinha, Otoni Pires, até a inscrição, estará liberado pela justiça para concorrer a prefeito, o qual cumpria as sanções eleitorais. Isso amplia ainda mais “o front” uma vez que Ivanor Muller vem para a disputa com a tendência de manter o mesmo vice do último pleito, Pires.

Trabalhando

Foto: Divulgação.

O médico e presidente da Câmara de Irati, Dr João Henrique, é um dos políticos que mais está se movimentando na esfera política. Esta semana ele esteve reunido com o secretário de Saúde, deputado Beto Preto, de quem é próximo. Como diz um conhecedor de política da terrinha, “ele saiu maior do que entrou”. Isso mostra que Dr João transita bem na esfera estadual e deve ser o representante de Beto Preto em Irati, o que o projeta na sua meta da reeleição a vereança. Ou será que Dr João quer mais? Resta ainda saber para qual partido ele vai migrar na janela partidária. Na foto, Dr João Henrique com Beto Preto na última terça (23), na SESA.

Projeto Pronto

O prefeito Celso Kubaski e o vice Zaqueu estão comemorando a finalização e liberação em todas as esferas do projeto para a construção do novo Hospital de Imbituva. Kubaski agora deve buscar a finalização do orçamento para licitar a obra que deve marcar sua gestão. A importância de um projeto bem construído é o princípio de uma obra de sucesso. Agora, a expectativa é pela licitação.

Pedidos

Os prefeitos da Amcespar que estiveram presentes pediram ao secretário algumas demandas que necessitam da intervenção do setor de Indústria e Comércio. O prefeito Jorge Derbli pediu a intervenção do secretário na retomada da obra do Centro Cultural Denise Stoklos. O término da obra gera muita demanda na cidade em vários aspectos comerciais e no setor de serviços. Já a prefeita Cleonice Schuck tratou de investimentos para a construção do aeroporto em Fernandes Pinheiro. O secretário falou que vai defender as bandeiras e procurar soluções para que as obras sejam contempladas.

Candidato ao Senado?!

Foto: Nilton Pabis.

O secretário deputado Ricardo Barros esteve em Irati buscando apoio a sua possível candidatura ao senado. Barros, que já foi Ministro da Saúde, secretário de estado, líder do governo Bolsonaro e, atualmente, é o secretário de Indústria e Comércio do governo Ratinho Junior, busca espaço para concorrer a vaga ao senado que poderá se abrir com a possível cassação do senador Sergio Moro. Barros falou aos prefeitos e a alguns empresários em uma reunião reservada que aconteceu após o encontro na Amcespar.

Entenda

O senador Sergio Moro (UB) está sendo processado pela prática de abuso de poder econômico, caixa 2, uso indevido dos meios de comunicação e irregularidade em contratos. Os partidos pedem a cassação de Moro e sua inelegibilidade por oito anos. Embora o julgamento de Moro ainda não aconteceu e possa levar algum tempo para ser julgado nas duas instâncias. No TRE-PR, a previsão é em fevereiro. Já nos bastidores da política, há uma grande certeza da sua cassação. Essa certeza é que faz com que alguns políticos como Ricardo Barros, se antecipem e comecem a construir uma candidatura ao senado. Mas, se isso acontecer, ainda poderemos ter além de outros candidatos, também Michele Bolsonaro na disputa, o que muda todo cenário.

Com empresários

O secretário Ricardo Barros também ouviu as demandas de empresários locais. Os pleitos foram no quesito de incentivo na qualificação de mão de obra através de cursos e também investimentos na expansão do Parque Industrial. Os empresários serão recebidos em breve para apurar os fatos e ver as possibilidades de auxiliar nas demandas. Na foto, representante do setor madeireiro, Marcos Dalegrave, da ACIAI, Renato Hora e do setor moageiro, Marcelo Vosnika e outros empresários.

“Nós estamos trabalhando um
novo financiamento para
concluir essa obra
(Ginásio de Esportes).”
HERALDO NEVES – PRESIDENTE DA FOMENTO PARANÁ

Novos secretários

O prefeito Marcelo Leite iniciou 2024 com alteração no seu quadro administrativo. Uma das alterações é na Secretaria de Administração que passa a ser representada pela engenheira Suelen Maia, enquanto que Osmar Schimidt assume novamente a pasta de Esportes. Juari Neiverth, conhecido como “Pazico”, substitui o secretário “Paraguaio” na pasta de Obras e Urbanismo. A mudanças, além de corrigir rumos nas pastas, mostram melhora na atuação econômica da gestão do município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.