Relacionamento

Confira mais um Papo Confidencial, com participação de Rosinha

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, que também é o presidente da AMCESPAR, foi o único prefeito do Paraná a acompanhar a cerimônia de assinatura dos contratos das novas concessões das rodovias paranaenses, lote 1 e 2, em Brasília. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para estreitar o relacionamento com os poderes Federais e Estaduais. Inclusive, foi citado pelo governador Ratinho Jr em seu discurso.

Taborda no 4º Comando

O Cel. Renato dos Santos Taborda, cidadão martinense que acumula conquistas para a região sudeste do Paraná, está atuando novamente na PMPR. Cel. Taborda assumiu o comando do 4º Regional da Policia Militar que administra dentre tantos a 8ª Cia de Irati. Taborda durante, aproximadamente, um ano atuou como chefe de gabinete do deputado Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia e deputado mais votado em nossa região. É claro que Taborda tem planos mais ambiciosos, mas, com certeza, continua olhando pela nossa região e atuando na assessoria do deputado Hussein Bakri.

Foto: Divulgação

“O conhecimento serve para encantar pessoas, não para humilhá-las”.

Mário Sergio Cortela

Na Justiça

O prefeito de Mallet, Moacir Szinvelski, conseguiu uma liminar na justiça para que a Câmara de Vereadores convoque em 24 horas uma sessão extraordinária para votar ajustes contábeis no orçamento e inclusão de créditos. Isso é para que a Prefeitura assegure recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 7 milhões para execução de obras que já estavam em andamento. A decisão foi à justiça porque a Câmara se negou em chamar a sessão e extraordinária e a Prefeitura tem urgência em fazer pagamento e dar sequência as obras.

Candidata

As candidaturas começam a se definir na região. Rosinha traz a informação que em Guamiranga, por exemplo, o bloco que atualmente é a oposição ao prefeito Marcelo já definiu o nome que será o pré-candidato a prefeito. Rosana Machado, que foi Secretária de Saúde no mando do seu pai, Angelo Machado, já falecido, foi o nome escolhido para a disputa. O nome foi escolhido como o mais viável após uma grande rodada de articulações. Agora segue o segundo passo que é a definição do vice.

Foto: Divulgação

Situação

Segundo a Rosinha, o vice-prefeito, Klevinho Perússulo, será de fato o candidato da situação representando a continuidade do mandato do prefeito Junior Benato. Segundo Benato, que está organizando uma reunião com líderes políticos para definição do vice, Klevinho deverá se filiar ao PSD nos próximos dias. “Klevinho é o candidato natural”, disse o prefeito Benato. “E quero que ele tenha toda a liberdade de uma nova gestão tendo o meu respaldo, mas não a minha influência”. Alguns nomes são comentados como possíveis vices, segundo a Rosinha, independente da vontade dos mesmos. Dentre eles, Álvaro Pasqualin (Batata), Dimas Vier, Esmael e Jorge Boeira.

A Vida Como Ela É

Outros detalhes ainda ampliam os desarranjos políticos/administrativos. É que um dos contadores do município tem como esposa uma das vereadoras que se elegeu na situação do prefeito e, agora, atua como oposição. Inclusive esta mesma vereadora é alvo de uma sindicância interna da Prefeitura. É no mínimo fatídico que a vereadora tenha informações privilegiadas vindas da contabilidade municipal. Agora como ela usa estas informações, só ela tem a consciência.

Guerra Aberta

Segundo análise da Rosinha, essa decisão da Câmara e a decisão judicial abre uma guerra declarada entre o Executivo e o Legislativo. Isso acontece porque o prefeito tem em seu desfavor o presidente do legislativo e a maioria dos vereadores. O que parece a uma visão rasa, é que as questões políticas e a intensão de prejudicar o prefeito tem se tornado maior a cada dia em Mallet. E, para isso, os vereadores tem usado dos os recursos do legislativo a seu favor, cobrindo de legalidade as decisões tomadas pela casa, sem se importar, talvez, com os danos causados ao município. O ditado a cada dia é mais verdadeiro: “aos amigos, os benefícios da lei. Aos inimigos, os rigores da lei. E aos indiferentes, a lei.”

Vai Licitar

O secretario de Infra, Sandro Alex, anunciou ao prefeito Zak, de Rebouças, que foi finalizado o projeto da PR-090, que liga Rebouças ao Marmeleiro. A pavimentação de pouco mais de 12 km vai acontecer graças a economia gerada na licitação da PR-364. O governo Ratinho Jr vai investir o recurso para pavimentar o trecho que vai custar, inicialmente, mais de R$ 40 milhões. Uma obra que coloca Rebouças no radar do desenvolvimento.

Fabio ou Laércio? Eis a Questão!

O prefeito Zak está preso a um importante dilema em Rebouças, pelo menos é o que a fofoqueira Rosinha pensa sobre o município. Dois dos nomes mais próximos a ele pretendem disputar a Prefeitura no próximo pleito. De um lado, o vice-prefeito, Fábio Chiqueto (PSD), sempre fiel a Zak e parceiro de grandes e antigas disputas. Do outro, o ex-cunhado, Laercio Cipriano (PSB), que foi “companheiro” de partido e secretário de Agricultura e já trabalha seu nome antes do vice Fabio. O dilema é que Zak, pela proximidade, não pode negar apoio a nenhum deles e não consegue que se unam na mesma candidatura ou que um desista para apoiar o outro. Esses são os dilemas da sucessão!!! Segundo Rosinha, quem ganha com isso é o candidato de oposição, Claudemir.

Foto: Divulgação

Coração

Olhem a Rosinha aí bisbilhotando novamente! Segundo ela conta, o prefeito Jorge Derbli, reuniu na quinta-feira (25), na mesma mesa, os pré-candidatos Emiliano Gomes e Ieda Waydzik. Jorge Derbli tem uma importante missão que é apaziguar e unificar as candidaturas que representam o Governo do Estado na próxima disputa em Irati. E já está fazendo a sua parte. A curiosidade fica de como foi o desenrolar da conversa. Essa atitude do prefeito mostra que o “coração político” de Derbli ainda não tem dono. Ou será que tem?!?!

29º

Irati é a primeira cidade da região a aparecer no ranking estadual de emprego.

Conversas

Estamos em um momento político em que o mais exigido é a habilidade da conversa. E política, a boa política de construção, se faz neste recurso. E isso temos visto acontecer em vários municípios, principalmente, onde as definições das candidaturas e as composições não estão definidas. E os cientistas políticos de botequim orientam: não percam as oportunidades de conversar, com adversários ou não.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.