Como organizar seu Home Office

Nos dias de hoje está cada vez mais comum o trabalho em Home Office, para quem não sabe o Home Office é uma modalidade de trabalho que utiliza um escritório flexível, não necessariamente uma casa, ele pode ser definido como um tele trabalho, trabalho remoto ou à distância e pode ser realizado além de casa como já mencionado, cafés, hotéis, até mesmo locais menos convencionais como parques.

Existem duas maneiras de se trabalhar em casa: empreendedor autônomo ou como contratado de uma empresa. Independente da opção, saiba que trabalhar em casa traz consigo grandes responsabilidades e muita dedicação, nestes casos você pode descobrir que o seu horário de trabalho pode não ser mais o comercial e que suas semanas podem não terminar nas sextas-feiras.

Entretanto, estes não são os únicos problemas, um dos principais é saber lidar com as distrações que estão presentes no local alternativo de trabalho. Para isso é importante manter o foco e estabelecer algumas regrinhas.

Separamos algumas dicas essenciais para se trabalhar em Home Office:

– Escolha um espaço claro e arejado: Se você vai trabalhar em casa opte por um cantinho com bastante luz natural, isso ajuda a manter a disposição durante a jornada de trabalho.

– Ambiente clean e pouco carregado: A frase menos é mais se encaixa perfeitamente aqui, é normal que se queira investir em uma decoração diferenciada, já que a intenção é distinguir este espaço do restante da casa, porém uma decoração muita carregada pode acabar tirando a atenção, elementos visuais em excesso acabam distraindo, assim, prefira investir em funcionalidade.

– Organização em primeiro lugar: Não é porque o trabalho é em casa que não precisa ter cuidado e organização, por isso evite levar itens da casa para o ambiente de trabalho e vice e versa. É preferível que este espaço seja uma peça separada para evitar a bagunça entre ambientes. Quanto aos móveis, aposte em peças amplas e organizadores para deixar tudo mais arrumado, aposte em uma mobília que vá trabalhar a seu favor, se você utiliza computador, tome sempre cuidado com a postura, isso também interfere na produtividade.

– Defina os horários: Isto parece óbvio, mas nem sempre é o que acontece, fatores como prazo podem ajudar a dificultar ainda mais este ponto, entretanto é importante saber quando o expediente começa e termina, para não interferir na rotina do lar, afinal, a sua casa apenas abriga o seu trabalho, mas não é uma extensão dele;

– Gerencie as tarefas: Disciplina é fundamental, por isso o cuidado com prazos é essencial, nada de deixar postergar trabalhos só porque possuem prazos longos, independente do lugar, exerça a responsabilidade.

– Cuidado com conflitos: Trabalhar em casa pode por vezes gerar conflitos com outros moradores, por isso mais uma vez falamos da importância de se ter um cômodo separado, para que ambos ambientes não se misturem.

– Tenha um espaço para relaxar: Uma poltrona gostosa, uma máquina de café, são alguns exemplos que podem ajudar a relaxar a cabeça e o corpo quando estiverem cansados.

E, se mesmo com essas dicas você ainda tem dúvidas de como montar seu espaço, disponibilizar a mobília, decoração e manutenção, conte com o trabalho e as orientações de uma profissional em Organizer, que além de deixar seu espaço com uma cara mais profissional ainda te ajuda a criar e organizar uma rotina.

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