Entenda o que é Sinusopatia, os tipos, causas, sintomas e tratamentos

A sinusopatia é uma inflamação ou inchaço do tecido que reveste os seios da face

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE13511

A sinusopatia, mais conhecida como sinusite, é uma inflamação dos seios da face que pode fazer com que fiquem bloqueados e cheios de líquido ou edema de mucosas. Geralmente é causada por resfriado ou alergias. Uma infecção pode resultar do bloqueio.
Este assunto será dividido em duas etapas, uma parte na edição de sexta-feira (27) e a outra na sexta-feira (03). A primeira parte será composta dos seguintes tópicos: “o que é sinusopatia?”, “quais são os diferentes tipos de seios da face próximos ao nariz e aos olhos?”, “classificação dassinusopatias” e “como posso saber se tenho uma sinusopatia, resfriado ou rinite alérgica?”.

O que é sinusopatia?
A sinusopatia é uma inflamação ou inchaço do tecido que reveste os seios da face. Os seios da face são cavidades (espaços) emparelhadas na cabeça. Eles são conectados por canais estreitos. Os seios da face produzem um muco fino que drena para fora dos canais do nariz.Os sinais e sintomas podem incluir sensação de pressão facial, febre e cansaço.
Essa drenagem ajuda a manter o nariz limpo e livre de bactérias. Normalmente cheios de ar, os seios da face podem ficar bloqueados e cheios de fluido. Quando isso acontece, as bactérias e outros microorganismos podem crescer e causar uma infecção (sinusite bacteriana) ou inflamações agudas e crônicas.
Quais são os diferentes tipos de seios da face próximos ao nariz e aos olhos?
Os seios paranasais estão localizados na cabeça, perto do nariz e dos olhos. Eles são nomeados após os ossos que fornecem sua estrutura. A maior cavidade nasal é a cavidade maxilar, e é uma das cavidades que mais frequentemente infecciona.Existem diferentes tipos de sinusopatia:
Classificamos as sinusopatias conforme a localização e tempo ou curso de duração.

Classificação conforme a localização
• Sinusopatia etmoidal: ocorre quando a inflamação é nos seios etmoidais (em volta dos olhos). Podendo ser: Sinusopatia etmoidal direita, Sinusopatia etmoidal esquerda e Sinusopatia etmoidal bilateral.
• Sinusopatia esfenoidal: é o processo inflamatório é nos seios esfenoidais (parte que fica atrás dos olhos). Podendo ser:Sinusopatiaesfeinoidal direita, Sinusopatiaesfeinoidal esquerda e Sinusopatiaesfeinoidal bilateral.
• Sinusopatia frontal: acontece nos casos em que a inflamação afeta os seios frontais (as cavidades da região da testa). Podendo ser: Sinusopatia frontal direita, Sinusopatia frontal esquerda e Sinusopatia frontal bilateral
• Sinusopatia maxilar: consiste na inflamação dos seios maxilares (maça do rosto). Podendo ser:Sinusopatia maxilar direita, Sinusopatia maxilar esquerda e Sinusopatia maxilar bilateral.

Classificação conforme a duração
Sinusopatia aguda: Este termo se refere ao processo inflamatório dos seios da face súbito que ocorre associado a sintomas de resfriado, como coriza, nariz entupido e dor facial e que não desaparece após 10 dias.Ou quando os sintomas que parecem melhorar, mas voltam e são piores do que os sintomas iniciais.Muitas vezes a sinusite aguda é conhecida como sinusopatia atacada. E muitas pessoas se referem como uma crise de sinusite. Ele responde bem a antibióticos e descongestionantes.
Sinusopatia crônica: Este termo se refere a uma condição definida por congestão nasal, drenagem, dor / pressão facial e diminuição do olfato por pelo menos 10 semanas.

Como posso saber se tenho uma sinusopatia, resfriado ou rinite alérgica?
Pode ser difícil dizer a diferença entre um resfriado, alergia e uma sinusopatia. O resfriado comum normalmente aumenta e desaparece lentamente. Isso dura alguns dias a semanas. Um resfriado pode se transformar em uma sinusite.
A rinite alérgica é a inflamação do nariz devido a fatores irritantes como ácaros, poeira, fungos, medicamentos e diversos outros fatores. Os sintomas de uma alergia nasal podem incluir espirros, coceira no nariz e nos olhos, congestão, coriza e gotejamento pós-nasal (muco na garganta).
Os sintomas de sinusite e alergia podem ocorrer ao mesmo tempo que um resfriado comum.Se você estiver lutando contra um resfriado e desenvolver sintomas de sinusite ou rinite alérgica, consulte seu otorrinolaringologista. Você será solicitado a descrever seus sintomas e histórico médico.


Na próxima edição do Bem-Estar continuamos o assunto sobre sinusopatia, será a segunda parte com os seguintes tópicos: “o que causa a sinusopatia?”, “quais são os sinais e sintomas da sinusopatia?”“comoa sinusopatia é diagnosticada e como saber se tenho sinusopatia? “qual é o tratamento para sinusopatia?” “que complicações estão associadas à sinusopatia?”.