Entenda quais são os sinais e sintomas do câncer de laringe e hipofaringe

Dr. Bruno L. Alencar – Otorrinolaringologista – CRM 18299 RQE 13511

O câncer de laringe que se forma nas cordas vocais (glote), muitas vezes, causa rouquidão ou alterações na voz. Isso pode levar a um diagnóstico em estágio inicial. As pessoas que apresentam alterações na voz, como rouquidão que não melhora em duas semanas, devem procurar um médico. Para uma avaliação completa, podem ser encaminhados para um especialista em ouvido, nariz e garganta (otorrinolaringologista) ou um cirurgião de cabeça e pescoço.

Para os tumores que não se iniciam nas cordas vocais, a rouquidão ocorre somente após os mesmos atingirem um estágio avançado ou terem invadido as cordas vocais. Muitas vezes, esses tumores não são diagnosticados antes de se disseminarem para os linfonodos, de modo que o paciente perceba uma massa no pescoço.

Outros sinais e sintomas

Os tumores que começam na área da laringe (supraglote, subglote ou hipofaringe) são frequentemente diagnosticados em estágios avançados, por não apresentarem sintomas, como a rouquidão.

•     Os sintomas desses cânceres podem incluir:

•     Ferida na garganta que não cicatriza.

•     Tosse persistente.

•     Dor e dificuldade para engolir.

•     Dor de ouvido.

•     Dificuldade para respirar.

•     Perda de peso.

•     Nódulo ou massa no pescoço.

Ter um ou mais destes sintomas não significa ter um câncer de laringe ou hipofaringe. Na verdade, muitos desses sintomas são causados por outras condições clínicas. Ainda assim, se você tiver algum desses sintomas, é muito importante que sejam acompanhados por um médico para que a causa possa ser diagnosticada e tratada, se necessário.

O câncer de laringe ocorre predominantemente em homens acima de 40 anos e é um dos mais comuns entre os que atingem a região da cabeça e pescoço. Representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem essa área e 2% de todas as doenças malignas.

A ocorrência pode se dar em uma das três áreas em que se divide o órgão:  supraglote, glote e subglote. Aproximadamente 2/3 dos tumores surgem na corda vocal verdadeira, localizada na glote, e 1/3 acomete a laringe supraglótica (acima das cordas vocais). O tipo histológico mais prevalente, em mais de 90% dos pacientes, é o carcinoma de células escamosas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.