Sinusite Fúngica: saiba quais as causas, sintomas e tratamento

Dr. Bruno L. Alencar
Otorrinolaringologista
CRM 18299 RQE 13511

A sinusite fúngica é uma infecção sinusal resultante de um fungo. Existem vários tipos de infecções fúngicas dos seios da face. Alguns tipos podem causar sérios problemas de saúde e até mesmo morte. Pessoas com uma doença que enfraquece o sistema imunológico têm maior risco de complicações decorrentes da sinusite fúngica. Os tratamentos incluem cirurgia e medicamentos antifúngicos.


O que é sinusite fúngica?
A sinusite fúngica (rinossinusite fúngica) é uma infecção sinusal resultante de um fungo. Vários tipos de infecções fúngicas dos seios da face causam sintomas semelhantes. Isso pode incluir congestão nasal e dor nos seios da face (nas bochechas, na testa e entre os olhos).


Os otorrinolaringologistas tratam a maioria dos casos de sinusite fúngica com cirurgia dos seios da face, e as formas extremas podem exigir tratamento antifúngico adicional. Mas pessoas com sistema imunológico saudável podem não precisar de tratamento mais invasivos.


Algumas infecções fúngicas dos seios da face desaparecem sem intervenção. Pessoas com doenças que enfraquecem o sistema imunológico (como diabetes e leucemia) têm muito mais probabilidade de desenvolver sinusite fúngica. Eles também apresentam maior risco de complicações. Alguns tipos de sinusite fúngica podem destruir o revestimento do nariz, se espalhar para o cérebro e levar à morte.


O que é o fungo que causa sinusite fúngica?
Um fungo é um organismo vivo. Não pode fazer sua própria comida, então tira seus nutrientes da decomposição da matéria nos locais onde vive. Os fungos vivem no ar, em superfícies e em humanos e outros animais.


Existem mais de 100.000 espécies de fungos. Eles vivem ao nosso redor e a maioria não é perigosa. Mas alguns fungos podem invadir o corpo e se multiplicar, causando sérios problemas de saúde. Diferentes tipos de fungos causam infecções em muitas partes do corpo. Alguns exemplos são infecções fúngicas, aftas e infecções fúngicas das unhas dos pés.


Quais são os seios da face?
Os seios da face são espaços ocos e interconectados (cavidades) dentro do crânio. Eles se estendem pela testa, atrás do nariz, entre os olhos e sob as maçãs do rosto. As paredes dos seios da face têm uma camada de muco que retém as bactérias e mantém o ar interno úmido.


Os tipos de sinusite fúngica não invasiva são:
• Rinossinusite fúngica alérgica: Este é o tipo mais comum de infecção fúngica dos seios da face. Resulta de uma reação alérgica a fungos dentro do nariz. Se não for tratado, os seios da face se enchem de muco espesso e podem se formar pólipos nasais. Pessoas com asma ou rinite alérgica têm maior probabilidade de desenvolver essa condição.


• Bola fúngica (micetoma): os fungos se acumulam nos seios da face e formam uma massa ou bola. A bola fúngica pode ficar maior e bloquear os seios da face. Os profissionais de saúde usam a cirurgia para remover bolas de fungos e limpar os seios da face.


• Sinusite fúngica saprofítica: esse tipo de infecção não afeta realmente o tecido nasal. Em vez disso, o fungo cresce em crostas de muco dentro do nariz. Quando os otorrinos removem as crostas, também removem o fungo.


As infecções invasivas dos seios da face não tratadas são fatais. A infecção pode destruir o tecido dentro do nariz e se mover para o crânio e o cérebro. Os tipos de sinusite fúngica invasiva são:


• Rinossinusite invasiva fulminante aguda (Mucormicose rinocerebral): Esta condição com risco de vida é mais comum em pessoas com sistema imunológico comprometido. Seu sistema imunológico pode estar fraco devido ao câncer, quimioterapia ou após um transplante de órgão. Os fungos destroem os vasos sanguíneos dentro do nariz. Sem um suprimento de sangue, o tecido começa a morrer. A infecção pode se espalhar rapidamente para os olhos e o cérebro, levando à cegueira e à morte. Os profissionais também chamam essa condição de sinusite fúngica invasiva aguda e mucormicose.


• Rinossinusite invasiva crônica: pessoas com diabetes são mais propensas a ter este tipo de sinusite. É semelhante à rinossinusite invasiva fulminante aguda, mas não se espalha tão rapidamente.


• Sinusite fúngica invasiva granulomatosa: Este tipo raro de sinusite fúngica ocorre quando o corpo inicia uma resposta imunológica aos fungos. O sistema imunológico da pessoa ataca o revestimento do nariz e destrói o tecido nasal. Os provedores não sabem ao certo por que ocorre a resposta imunológica.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.