Mais votados na região

Hussein Bakri – Foto: Pedro de Oliveira/Alep

Fazendo um apanhado na região da Amcespar, o deputado Alexandre Curi ficou como o mais votado na região com 8.436 votos. Na segunda colocação e em empate técnico, ficou Hussein Bakri com 8032 e em terceiro lugar apareceu Artagão Junior com 4.815. Por essa lógica o mando do governo poderá ser dividido entre o Hussein e Curi. Mas aí é interessante pra ver como vão caminhar as coisas.

Rafael é 2º suplente

O candidato Rafael Lucas obteve um total de 14.849. Embora tenha saído muito bem de Irati, sendo o primeiro colocado com 8.486 votos, a região não correspondeu a salvo poucos municípios como Rebouças e Imbituva. Mas Rafael diz estar saindo leve da campanha pela ação realizada e pelo reconhecimento local. Rafael, que já trabalhou do Paraná Cidade, aguarda as definições de como será. Agora, fica a pergunta: será que Rafael, com esta votação, poderá ser candidato a prefeito de Irati nas próximas eleições?

Foto: Reprodução Facebook

Ronaldão quer ser prefeito?

A votação que o candidato Ronaldão do Povo fez mostra, mais uma vez, que alguns candidatos pretendiam apenas fazer palanque para possível candidatura a prefeito. Ronaldão utilizou apenas a estratégia de doar metade do subsídio para instituições de caridade se eleito, o que fez até arrancar bem, mas faltou fôlego para crescer na campanha. Mas em Irati não deixou a desejar com os 7.101 votos. Muitos pelas redes sociais. Mas cada eleição é um voto diferente. O eleitor pensa de um jeito para votar para deputado e de outro para votar para prefeito.

Na Coirmã

Na coirmã Irati, em Santa Catarina, foi o Lula que saiu na frente com 48.34%. Bolsonaro teve 44.90% em um empate técnico. Para governador, Décio Lima teve 36.81% e Jorginho Mello passou para o segundo turno com 31.35% dos votos. Podemos ver que a coisa anda meio dividida por lá.

Lição de casa

O deputado Evandro Roman foi o segundo mais votado em Irati com 4.172(12.4%) votos. Evandro fez um trabalho intenso, principalmente, com pavimentações no interior do município e foi reconhecido por isso. Segundo o presidente da Câmara, Helio de Mello, mesmo ficando na suplência do PP está atuando para que o seu compromisso com a pavimentação da estrada da Colônia ao Rio do Couro seja realizada na íntegra.

De casa

Os deputados estaduais de Irati pegaram, juntos, 16.968 votos, ou seja, 48,25% do eleitorado válido. Rafael Lucas com 8.486 votos (25.59%); Ronaldão com 7.101 (21.41%); Luiz Carlos Jr, do Itapará, com 692 votos; Barauce 378 e Isys 311. Os primeiros ainda se credenciam para as próximas eleições, mas os últimos, até para vereança, fica complicado. Pena que quando os candidatos sem chance disputam uma eleição apenas serve para tirar as possibilidades daqueles que têm chance ou ainda desmotivam aqueles deputados que trazem recursos para os municípios.

Hussein

Outro que teve uma votação significativa foi o deputado pelo PSD, Hussein Bakri. Ele foi uma das maiores surpresas nesta eleição. Previa-se um aumento da votação devido aos municípios onde ampliou sua base, mas a surpresa foi chegar aos 97.389 votos no Paraná. Aí vamos fazer uma menção na nossa região aos prefeitos Leandro Jasinski de Rio Azul que fez 2787 votos e Moacir Szinvelski de Mallet que fez 2082 votos. Também o time de Rebouças correspondeu bem ao planejado com 1246.

De casa II

Os candidatos a deputados federais de Irati tiveram um desempenho pífio. Somados os três: Josué Hilgemberg (641), Nelsinho (567) e Mario Konopka ( 158) chegaram a 1366 votos, ou seja, mostraram que sem trabalho e por aventura, simplesmente, não tem o crédito da população. Ainda, ao invés de elevar seu nome para futuras disputas, acabam por colocá-los em descrédito.

Em Irati

Em Irati, também foi bem. Ele captou nas urnas iratiense 973 votos, tendo na esteira da campanha cabos eleitorais como os vereadores Nego Jacumasso, Batatinha e o ex-candidato a prefeito, Emiliano Gomes. De reforço, a tática do Cel Taborda para conclusão dos votos.

Leandre caiu

A deputada Leandre Dal Ponte (PSD) caiu mais de 40 mil votos da eleição de 2018 (123.958) para 2022 (80.359). O total foi uma queda de 43.599 votos. Embora seja a mais votada em Irati, com 9.418 (28%) votos, onde teve uma queda de mais de 5.600 votos. Mas a deputada ainda teve fôlego para se eleger pelo PSD. Em Irati, Leandre foi seguida por Roman e Sandro Alex.

Bom desempenho

O prefeito de Rio Azul deu o melhor placar proporcional para a deputada Leandre na região. Leandre conseguiu depositar nas urnas 47.52% dos votos do município. E o trabalho da liderança local faz com que o resultado aconteça, somados ao bom momento da administração. A deputada Leandre foi a mais votada na região da Amcespar com 20.937 votos, sendo a mais votada em Rio Azul e Irati.

Sandro Ficou em Segundo

O deputado Sandro Alex foi o segundo deputado federal mais votado na região com 14.934 votos. Ele é o 5º deputado federal mais votado no estado com 168.157 votos. Na região da Amcespar, ele foi o mais votado em cinco municípios: Mallet, Inácio, Guamiranga e Fernandes Pinheiro.

Campeã item Estado

No ranking de votação para o governador, Ratinho Junior, novamente, foi em Rio Azul a melhor colocação. Liderado pelo prefeito Leandro, Ratinho fez 79.34% dos votos válidos. Em segundo veio Imbituva, com 72.57% dos votos, e terceiro Prudentópolis, com 73.91%.

Campeã item Bolsonaro

Já no quesito votação para presidente quem ficou em primeiro lugar, liderado pelo prefeito Osnei, foi Prudentópolis, com 67.96%. Em segundo ficou Rio Azul, com 59.01%, e em terceiro Imbituva, com 56.81%, quase empada ficou Mallet com 56.58%. Bolsonaro perdeu apenas em Inácio Martins (40.23%) e Fernandes Pinheiro (44.04%).

Candidato

O resultado destas eleições traz algumas informações importantes. Como a região não elegeu nenhum deputado estadual, e os de fora tiveram um desempenho baixo em Irati, é natural que em uma nova candidatura, e pela postura nesta eleição, Jorge Derbli pode e deve ser um dos nomes que poderá concorrer com deputado estadual nas eleições 2026. É só observar como tudo vai se comportar de agora em diante.

Ótimo Resultado

O prefeito Osnei Stadler está comemorando o resultado obtido em Prudentópolis em várias campanhas. Ele conseguiu o melhor placar para o presidente Bolsonaro. Claro que a visita também influenciou, mas foi articulada pela Prefeitura com o deputado Roman. Em segundo, o bom desempenho do governador Ratinho. Mas a maior conquista foi com o deputado Traiano que, mostrando os avanços do município, cresceu de 2018 para a eleição de 2022 chegando em 3.129 votos. “Isso é reconhecimento da população”, explica Osnei. Ainda, os números de Pedro Lupion também mostram o bom desempenho na eleição.

Atenção

Vai apenas um recado para a Câmara de Vereadores de Irati. Os desempenhos dos vereadores precisam melhorar. E muito. Lembrem-se que vocês espelham uma Câmara Mirim. E conforme o momento penso que a Câmara Mirim tem um desempenho melhor!.

Richa na rabeira

O ex-governador Beto Richa, que era apontado como um dos mais votados do Paraná, acabou entrando pela média da Federação PSDB – Cidadania. Beto fez, ao todo, 64.868 votos, mas entrou pela média e graças a impugnação da candidatura de Jocelito Canto, também do PSDB, que ficou a sua frente. A candidatura de Jocelito ainda está sob judice e este placar pode mudar.

Ficaram de Fora

Por outro lado, deputados como Plauto Miró e Nelson Justus (União Brasil) ficaram de fora da Assembleia. Foram superados por deputados como Flavio Francisquini. Inclusive muita queixa no União Brasil pelos deputados que ficaram de foram pela distribuição do fundo eleitoral, feito pela família Francisquini. Ainda, um registro para Emerson Bacil que aumentou sua votação, chegando aos 35 mil votos, mas ficou apenas como 3º suplente.

Renovou

A Assembleia renovou aproximadamente 46% dos deputados. Alguns como Hussein Bakri já estavam como deputado, mas como suplente. Por isso entram na nova conta. Só do PSD que elegeu 15 deputados e destes, seis fizeram mais de 90 mil votos. Dentre eles está Alexandre Curi, que segundo boatos dos bastidores do Palácio, busca viabilidade para assumir a SEDU, como plataforma para uma possível candidatura a governo no futuro. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.