A história do futuro se constrói todos os dias

Karina Ludvichak

O jornal Folha de Irati foi fundado em 1973 por Ewaldo Garcês Rocha, que na época recebeu o apoio dos co-fundadores Ravilson Chemin, Julio Wasilewski, Wadislau Kasprzak e Alci Aleixo (Ninito). A primeira edição foi publicada no dia 21 de abril daquele mesmo ano, tendo como assunto principal os 30 dias de governo paranaense e a atuação do parlamentar João Mansur.
Mesmo com uma quantia menor de páginas e tecnologia disponível limitada nas primeiras décadas, o jornal se tornou um dos principais meios de informação da região, que ao longo dos anos foi conquistando novos espaços e popularidade. A partir da era digital, a Folha de Irati pode expandir ainda mais seus horizontes e, atualmente, leva informação diária através do site e o impresso para diversos municípios da região centro-sul do estado

Em 21 de abril de 1973 foi publicada a 1ª edição da Folha de Irati.
1980 – Em 18 de outubro a Folha de Irati deu início as impressões
com maquinário próprio. 1983 – 10 anos de atividades do Jornal.
1993 – 20 anos de jornal e início da impressão em Office 7. 1997 -Começam a ser usadas fotos digitais. 1998 – O jornal adquiriu equipamentos próprios de editoração eletrônica – 25 anos do Jornal. 1999 – Início das publicações de edições coloridas regulares. 2000 – Novas medidas de tabloide, no tamanho de 56 cm X 29,7 cm. 2002 e 2003 – Iraty Sport Club venceu o campeonato Paranaense – Jantar de 30 anos do Jornal – Em 2002, Nilton Cesar Pabis, atual diretor da Folha de Irati, iniciou as atividades no jornal e em 2003 assumiu as atividades como sócio-proprietário. 2013 – 40 anos de atuação da Folha de Irati – 1ª edição do Projeto Folha Escola (criado como parte comemorativa do aniversário do jornal) -1ª edição da Copa Folha. 2018 – Criação do site e início da divulgação através da internet. 2021 – 1ª Concurso de Redação, realizado através do projeto Folha Escola.
2022 – 1º Concurso do Soletrando a Cultura, realizado através do projeto Folha Escola. 2023 – 50 anos do jornal Folha de Irati.

No início, a impressão do jornal era embasada no processo de tipografia, na montagem das colunas de textos através da linotipo e das poucas fotos confeccionadas pelo sistema de retícula em clichê.

 

TIPOGRAFIA
A tipografia é formada por pequenas peças com relevos de letras e símbolos.

Foi criada durante do século XV pelo alemão Johann Gutenberg, quando ele desenvolveu os tipos móveis em metal e aperfeiçoou a prensa tipográfica, conhecida como ‘Prensa de Gutenberg’. E ao longo dos anos foi adaptada por diversos países.

LINOTIPO
Inventada em 1884 pelo alemão Ottmar Mergenthaler, a máquina “Linotype” é composta de tipos de chumbo.

Com o chumbo em ponto líquido era possível compor uma linha inteira de texto (line of type) que, ao bater no teclado da máquina
se fundia.

CLICHÊ
A máquina de clichê era geralmente feita em metal, cuja técnica é a mesma usada na linotipia.

É basicamente uma placa metálica, quase sempre de zinco, em baixo-relevo. Era usada para imprimir imagens ou textos em uma prensa tipográfica, que chegou ao Brasil durante a década de 70.

MÁQUINA DE ESCREVER
Antes de o computador ser inserido dentro das redações do jornal, as matérias originais da Folha de Irati
eram escritas à mão ou na máquina de escrever.

Isso acelerava o processo de produção na redação, além de evitar que o linotipista tivesse tanta dificuldade na diagramação do jornal com o uso de caligrafias diferentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.