Aciai Jovem realiza Feirão do Imposto em Irati entre o

O feirão vai até dia 22 de maio

O Núcleo de Jovens Empreendedores da Aciai (Aciai Jovem), promove em parceria com empresas de Irati entre os dias 17 e 22 de maio, o Feirão do Imposto. A ação é alinhada com o Conaje, Confederação Nacional de Jovens Empresários, que desde 2002 promove a iniciativa com o objetivo de conscientizar e demonstrar aos cidadãos, o volume de impostos contido nos produtos e serviços no Brasil.

 

 

O Feirão do Imposto busca informar de uma maneira simples sobre os impostos que todos nós, contribuintes e empresas pagamos. Para isso, já temos a parceria de algumas empresas de Irati que irão expor em seus comércios, alguns produtos, com os valores inteiros e o quanto desse valor é referente a impostos”, comenta o coordenador municipal do Feirão do Imposto e integrante da Aciai Jovem no Conjove Irati, Elias Chichy.

 

Em Irati, são parceiras da ação, além das empresas participantes, a Associação Comercial e Empresarial de Irati – Aciai, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Irati, o Sebrae, o Observatório Social, entre outros.

Vale lembrar que, durante o Feirão do imposto, a comercialização de produtos ou serviços sem o valor do imposto para o consumidor, não tem nenhum tipo de abatimento do governo. Esse custo é absorvido pelo empreendedor que apoia o projeto. Em edições anteriores do Feirão do Imposto, havia a comercialização de produtos e serviços sem impostos, porém, devido ao período de pandemia em que vivemos, a iniciativa deste ano irá ter foco nas redes sociais, por meio da divulgação de conteúdos sobre o tema. Visto que devemos evitar iniciativas que promovam a “aglomeração” de pessoas, preservando a saúde de todos.

DIA D

O dia 22, marca o Dia D, que é o ápice das ações do Feirão do Imposto. Em Irati, uma mesa redonda online deve acontecer no dia 21/05 através do Facebook da Aciai Jovem com a participação de representantes das seguintes entidades Luciane Pavelski (Aciai), Dr. Fabio Artigas Grillo (OAB), Josias Ribeiro Lourenço (Sebrae) e Gerson Musial (Observatório Social), a conversa será coordenada por um integrante do núcleo jovem.

 

 

Por conta da Pandemia, tivemos que modificar nossas ações que normalmente ocorreriam na rua em diálogo com a comunidade. Por isso, a mesa redonda será uma oportunidade de expor à sociedade sobre a alta carga tributária brasileira. Com o objetivo, de conscientizar a população da contrapartida que deveríamos receber em serviços públicos, e que muitas vezes não ocorre”, comenta Elias.

 

Um dos objetivos da ação é encaminhar um documento reforçando a solicitação da necessidade urgente de uma reforma tributária no Brasil.

FEIRÃO DO IMPOSTO

O Feirão do Imposto nasceu em 2002, em Santa Catarina. Seu propósito de disseminar informação tributária de forma simplificada à população tornou a ação conhecida nacionalmente.

Em 2012 amealhou uma grande conquista: a aprovação da Lei do Imposto na Nota (Lei 12.741/12), que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado de impostos pagos.

Atualmente, capitaneada pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (CONAJE), o Feirão do Imposto acontece em 20 estados da federação.

 

Mais informações para entrevistas: Coordenador municipal do Feirão do Imposto e integrante da Aciai Jovem no Conjove Irati, Elias Chichy – (42) 99139-5005