Bênção de São Cristóvão será realizada seguindo protocolos sanitários e decretos municipais

Bênção acontece no domingo (26), a partir das 09h, na rua Alfredo Bufrem. O acesso será apenas para carros, não sendo permitida a presença de motocicletas e caminhões, a fim de evitar maiores aglomerações e filas, segundo orientação de autoridades locais

O ano de 2020 é um período atípico para a população mundial, eventos foram cancelados, adiados ou adaptados para as formas digitais, devido a pandemia do Covid-19. Em Irati, a tradicional festa de São Cristóvão não será realizada nos formatos tradicionais.

No domingo (26), ocorrere, às 08h, a santa missa na Matriz da Igreja Nossa Senhora da Luz, já com a presença de público, respeitando o novo decreto municipal. A orientação é de que os espaços religiosos funcionem com 30% da sua capacidade total. “Poderemos contar com a presença de até 100 pessoas, porém continuaremos com a transmissão por nossos canais digitais e após a missa faremos a tradicional benção dos carros, sem a procissão, seguindo os protocolos sanitários e os decretos municipais”, conta o pároco Jorge Casimirski.

A benção acontecerá no domingo (26) a partir das 09h na rua Alfredo Bufrem. As doações recebidas serão destinadas às ações sociais. O acesso será apenas para carros, não sendo permitida a presença de motocicletas e caminhões, a fim de evitar maiores aglomerações e filas, segundo orientação de autoridades locais. Os motoristas de caminhões poderão levar as chaves dos veículos para serem abençoadas.

A festa em Irati é catalogada como a mais antiga do Brasil pelo site Rank Brasil e foi idealizada pelo primeiro pároco da Igreja Nossa Senhora da Luz, Padre Paulo Warkocz. Em 2020, o evento completa 72 anos e é uma celebração tradicional no município. “Muitos motoristas hoje, se espelham na vida de São Cristóvão, pedindo a ele a interdição no percurso das estradas da sua profissão e é um momento muito forte de alimentar essa devoção a São Cristóvão junto ao povo de Deus”, ressalta o pároco.

A Paróquia de Nossa Senhora da Luz prevê a realização da festa, com todas as suas atividades nos dias 05 e 06 dezembro, porém, a confirmação desse calendário dependerá da equalização no combate ao Covid-19.

São Cristóvão – padroeiro dos motoristas e viajantes

São Cristóvão é o padroeiro dos motoristas e, por extensão, dos viajantes. O Dia do Motorista é comemorado todos os anos no dia 25 de Julho no Dia de São Cristóvão. Cristóvão, que teve a sublime ventura de transportar Jesus às costas, o bom gigante inabalavelmente daria a vida, sem se importar com a crueldade dos algozes.