Bombeiros de Irati realizam atividades para comemorar o aniversário da corporação

Foto: Reprodução/Bombeiros realizaram a primeira solenidade militar na Colina Nossa Senhora das Graças Para comemorar os 70 anos de história

Foto: Reprodução/Bombeiros realizaram a primeira solenidade militar na Colina Nossa Senhora das Graças

Para comemorar os 70 anos de história do 3º Subgrupamento de Bombeiros de Irati, os soldados decidiram realizar várias atividades com a comunidade para celebrar essa data importante para o município. Diversos eventos acontecem até dezembro, além de projetos que os bombeiros estão desenvolvendo.

Durante esses meses a programação terá missas, solenidades militares, simulações e palestras nas escolas, que já iniciaram no dia 7, com missa e no dia 8 aconteceu uma solenidade militar.

Dentro da vasta programação dos bombeiros o diferencial se dá pelas visitas nas escolas rurais, que iniciou na comunidade do Rio do Couro, no dia 9, as localidades de Guamirim, Gonçalves Junior, Itapará e Pinho de Baixo irão receber visitas até o final de novembro.

Nessas atividades nos propomos mais em mostrar para a comunidade os serviços dos bombeiros através dessas instruções. Também nas visitas em escolas mais longínquas, essas grandes comunidades do interior, que notadamente nos dão bons bombeiros, estamos indo e fazendo esse informativo sobre as funções que o bombeiro exerce, além das questões próprias de civismo e cidadania. , disse o capitão Jorge Augusto.

Um dos destaques das atividades é a Competição entre as Seções de Bombeiros da região, em que cada tenente terá sua equipe, junto com os bombeiros comunitários. Essa ação tem como o objetivo de integração entre os bombeiros e os quarteis. Também que a comunidade acompanhe esse evento com atividades mais demonstrativas para enxergar como é o dia a dia do bombeiro, enfatiza o capitão.

Para celebrar a semana de aniversário, o corpo de bombeiros também preparou um culto em Ação de Graças, que será presidido pelo pastor e Coronel Fábio Mariano de Oliveira, que é comandante do corpo de bombeiros do Paraná. A semana também terá um jantar dançante e uma solenidade militar. Segundo o capitão no dia do aniversário poderá acontecer a inauguração do prédio histórico, que fica ao lado do quartel, porém ainda não foi confirmado, devido as obras estarem em andamento.

O último evento da programação é a missa que será realizada no quartel, presidida pelo bispo Dom Sérgio Arthur. De acordo com o capitão as atividades acontecem alusivas a duas datas importante, a comemoração dos 70 anos dos bombeiros de Irati e 106 dos bombeiros no Paraná, que foi celebrado no último dia 3.

Para o capitão as atividades têm sido bem acompanhadas pela comunidade e acredita que continuará assim até o final. Nós tivemos uma missa lotada, um evento que apesar da chuva, levou muita gente na Colina. No Rio do Couro, em torno de 160 crianças participaram. Então tem sido muito boa essa experiência. São todos eventos muito simples, que tem pouco custo, mas que são carregados de sentimento. Tem sido muito bom e a comunidade tem sido muito parceira, comenta.

PROJETOS

Em paralelo as atividades, o Corpo de Bombeiros também está desenvolvendo projetos junto à Câmara Municipal de Vereadores e a Prefeitura Municipal, que segundo o capitão, podem ser finalizados nos próximos meses.

Um dos projetos, Memória, prevê a identificação dos túmulos dos bombeiros que trabalharam em Irati. Que serão feitas no feriado de Finados, dia 2 de novembro. Há também o projeto Retratos Históricos, que pretende criar no quartel uma galeria fotográfica com imagem que fazem parte da história da instituição. O projeto História Viva – Semeando o Futuro pretende fazer o plantio de 70 arvores em espaços públicos e particulares. Já o projeto Cidade Viva prevê a adoção de 700 metros do Rio das Antas, para o Corpo de Bombeiros, juntamente com parceria com as instituições ambientais para que promovam cuidados para recuperação e preservação.

Há também uma proposta que já está no Legislativo, da criação do Dia Municipal do Bombeiro, instituído em 8 de dezembro. Os bombeiros também solicitaram a criação de uma medalha, com o nome Mérito Perola do Sul. Ela (medalha) será para homenagear os bombeiros que trabalham em Irati e também pessoas que trabalham na comunidade, tanto em prol das atividades voltadas a segurança como no próprio desenvolvimento da cidade, precisamos passar pela analise ainda, mas estamos esperançosos. , disse o Capitão.

Os bombeiros também solicitaram que seja designado nomes de ruas de Irati aos bombeiros. Já foi enviado ao legislativo nomes de bombeiros já falecidos. Essas propostas são para fechar com chave de ouro essas atividades dos 70 anos dos bombeiros de Irati, completa Jorge Augusto.

PROGRAMAÇÃO

Dia 20- Simulado do salvamento vertical, no Edifício Itália, no Centro, às 15 h.

Dia 27 – Simulado de Combate ao incêndio, no Parque da Vila São João, às 15 h.

Dia 2 de novembro, acontece a identificação dos bombeiros falecidos, no cemitério da região de Irati.

Dia 4 –Simulado Atendimento pré-hospitalar, no Parque Aquático, às 15 h.

Dia 6 – Atividade na Escola Gonçalves Junior, às 8h.

Dia 11 – Competição entre as Seções de Bombeiros, às 14h, no Parque Aquático.

Dia 13 – Atividade na Escola de Guamirim, às 8h.

Dia 20 – Atividade na Escola Pinho de Baixo, às 8h

Dia 27 – Atividade na Escola Itapará, às 8h.

Dia 01 de dezembro Culto em Ação de Graças, às 19h, na igreja Assembleia de Deus.

Dia 6 – Jantar Dançante, no Centro de Eventos Italiano, às 20h.

Dia 7 – Solenidade Militar, às 10h, em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros.

Dia 09 – Missa em Ação de Graças, às 16h, no quartel do Corpo de Bombeiros.

 

Confira as fotos dos primeiros dois eventos realizados pelos bombeiros de Irati.

Foto: Reprodução