Calendário da 2ª parcela do 13º salário do INSS 2021

Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vão começar a receber nos próximos dias a segunda parcela da antecipação do 13º salário

Redação / Rede Jornal Contábil

Quem recebe

O 13º salário do INSS é destinado aos segurados que recebem aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Os segurados recebem o benefício sempre em duas parcelas.

Já os cidadãos que recebem benefícios assistenciais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito ao 13º salário, pois a legislação não permite o pagamento de uma parcela extra, como os demais segurados do INSS.

Valor

Os segurados do INSS precisam se atentar aos valores, pois em alguns casos a segunda parcela do 13º salário pode vir com desconto de Imposto de Renda. Vejamos em quais situações haverá o desconto:

  • Segurados do INSS com idade até 64 anos e renda superior a R$ 1.903,98 terão desconto;
  • Segurados do INSS com idade superior a 65 anos e renda superior a R$ 3.807,96 terão desconto.

Outro ponto de atenção diz respeito a quantidade de meses que o segurado está recebendo o 13º salário, pois, o benefício pode ser pago proporcionalmente. Vamos ver em quais casos o pagamento será proporcional:

  • Segurados que começaram a receber o benefício a partir de fevereiro vão receber proporcional a quantidade de meses que terá recebido o benefício;
  • Segurados onde o benefício se encerra até 31 de dezembro também receberá o benefício proporcional.

Calendário da segunda parcela