Chuva torrencial volta a inundar centro e bairros de Irati

A chuva que caiu por volta das 16h alagou o centro e bairros da cidade

Uma forte chuva que caiu na tarde desta segunda (18) em Irati, voltou a causar transtornos na cidade. O Rio das Antas saiu da caixa e inundando ruas e residências no bairro Canisianas.

Já fazia algum tempo que a chuva não surpreendia mais os comerciantes e moradores das áreas centrais e mais baixas de Irati, mas uma volumosa chuva fez com que os dois maiores captadores de água do centro de Irati, Arroio dos Pereiras e Rio das Antas, não vencessem o volume e trasbordassem. O Rio das Antas teve volume de água tão grande que passou por cima da ponte da rua XV de Novembro na entrada da cidade, interditando o trânsito. Os bombeiros foram acionados para atender a situação onde as águas invadiram as casas ribeirinhas.

A inundação também invadiu trecho das ruas Carlos Thoms, Conselheiros Zacarias, Munhoz da Rocha, Vicente Machado dentre outras. Na rua 7 de setembro, rua dos Operários, e rua XV de julho e no trecho próximo da linha o volume de água foi tanto que a água chegou a atingir carros que estavam ali estacionados na altura do capô.

Mas há relatos de alagamentos também em trechos mais altos da cidade, como no entroncamento próximo à 21ª Ciretran e na rua Trajano Gracia, próximo ao Posto Nadir, o volume de chuvas também causou alagamento. As chuvas causaram estragos em alguns estabelecimentos comerciais como foi o caso de um mercado na Rua Vicente Machado. A força das aguas causaram transtornos também nas partes altas onde o volume e a força das aguas trouxeram muita terra e sujeira para as ruas.

Mesmo o canal hídrico construído para aumentar a vazão das águas no centro acabou não dando conta, já que no trecho da Munhoz da Rocha com a Carlos Thoms a água fluiu com maior rapidez.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Irati, os bairros mais afetados foram o Nossa Senhora da Luz, nas redondezas do Clube Olímpico e o bairro Canisianas onde a água chegou a entrar em algumas casas. Os bombeiros orientam que nas residências que tiverem pessoas enfermas e acamadas, liguem para 193 que o Corpo de Bombeiros irá providenciar a remoção em segurança. Segundo informações acredita-se que a situação causada pela chuva adentre a noite em Irati.

Tanto o Simepar como o Clima Tempo, nas suas previsões, apontaram que “Áreas de instabilidade ocasionariam pancadas de chuvas com raios nas regiões em todo estado nesta segunda. Ainda nos próximos dias, o tempo continua instável sobre todo o Paraná e há risco de rajadas de vento por conta das tempestades, a previsão é de 150 a 240 mm de chuva para o mês de janeiro de 2021. A região de Irati como todo o Paraná está sob alerta laranja para condições meteorológicas. A previsão segundo o é de chuva para os próximos dias;', relataram.

Algumas ruas foram bloqueadas para que as àguas movimentadas, causadas pela passagem de carros, não entrassem nos estabelecimentos.

AÇÃO SOCIAL

A prefeita em exercício, Ieda Waydzik, disse que foi mobilizada toda sua equipe para atender as pessoas que estivessem desabrigadas ou em situação de risco. "A Ação Social junto da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros já estavam tomando todas as ações para abrigar quem precisasse", disse. Ieda ressaltou que está sendo feito um levantamento dos estragos para tomar as medidas necessárias. Quanto a vacinação que aconteceria no Ginásio próximo a igreja Perpetuo Socorro foi transferido para o Pronto Atendimento Municipal devido as chuvas que causaram alguns estragos no ginásio.