Conheça as vantagens de ingerir legumes e verduras diariamente

Esse tipo de alimento fornece inúmeros nutrientes valiosos para que o corpo realize diferentes processos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo diário de pelo menos três a cinco porções de legumes e verduras, pois, além de compor um estilo de vida saudável, previne o desenvolvimento de doenças.

Frequentemente, ouvimos que é preciso comer vegetais e frutas diariamente, mas acreditamos que isso irá apenas ajudar no equilíbrio da dieta e evitar o consumo excessivo de industrializados. No entanto, os legumes e verduras trazem infinitos benefícios à nossa saúde e uma boa qualidade de vida.

VANTAGENS DE INGERIR LEGUMES E VERDURAS DIARIAMENTE

Uma das razões por comer esse tipo de alimento é que ele fornece inúmeros tipos de nutrientes valiosos para que o corpo realize diferentes processos.

SAFRA DE NOVEMBRO

Abóbora, abobrinha, aspargos, berinjela, beterraba, cenoura, nabo, pepino, tomate, almeirão, espinafre, cebolinha.

EXEMPLOS E SUAS CARACTERISTICAS NUTRICIONAIS

  • Abobrinha: contém cálcio, fósforo, ferro e fibras. Ajuda na formação dos ossos e dentes. Evita o cansaço mental. Favorece a visão e a pele. Auxilia no bom funcionamento intestinal;
  • Beterraba: contém vitaminas do complexo B e C, cálcio, fósforo. A vitamina C é melhor aproveitada, quando consumida crua. O suco de beterraba é tônico, refrescante e diurético, com ligeiro efeito laxante;
  • Cenoura: é excelente fonte de vitamina A, rica em complexo B, vitamina C. fósforo, cálcio, potássio e sódio. Contribui para o bom funcionamento da visão, da pele, das mucosas e dos cabelos. Auxilia na regulação do sistema nervoso e do aparelho digestivo;
  • Tomate: rico em vitamina A, C e complexo B, possui ainda fósforo, ferro, sódio, potássio, magnésio e cálcio. Auxilia a visão e fornece resistência aos vasos sanguíneos. Evita a fragilidade dos ossos.

Estes são alguns exemplos de vegetais e seus benefícios, mas existem inúmeras variedades, dando assim, para compor uma alimentação rica, balanceada e muito variada.

Uma dica muito importante é sempre higienizar de forma correta esses vegetais, para que elimine germes e bactérias.  Abaixo há uma forma simples de fazer isso:

  1. Faça a limpeza desses alimentos em água corrente. Para as folhas, faça uma a uma, para tirar bem as sujidades.
  2. Faça uma solução clorada para eliminar todo o tipo de germes, bactérias e sujidades. É só colocar em uma bacia uma colher de sopa de hipoclorito de sódio (encontrado no mercado) ou água sanitária para um litro de água ou conforme orientação do fabricante. Deixe de molho por 15 minutos e pronto.

Depois que esses vegetais estiverem praticamente secos você pode optar por colocar em uma travessa, colocar plástico filme em cima e armazenar na geladeira de quatro a cinco dias, assim a salada estará pronta e com uma maior facilidade de consumir no dia a dia.