Fiéis vão às ruas para celebração de Corpus Christi na quinta-feira (20)

Em Irati, a procissão acontece após a Santa Missa, que começa às 15h

Como todos os anos, os fiéis da Igreja Católica celebram o dia de Corpus Christi, que será comemorado nesta quinta-feira (20). Este dia, é o ministério da Eucaristia, o sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. Os cristãos devem ir às ruas na quinta para o louvor, com a Santa Missa e a procissão.

Como de costume, as ruas da cidade são fechadas, já no período da manhã, para a confecção do famoso tapete, em que os sacerdotes andam até a chegada no Santíssimo.

Neste dia, todas as igrejas se unem, celebrando a unidade de louvor da Santíssima Eucaristia, que para todos os cristãos é a o alimento espiritual.

Já a realização da procissão é feita para louvar a Deus que está em nosso meio, assim como fizeram o povo de Deus peregrino, como uma forma de mostrar o amor e importância que Ele tem para todos.

Para os cristãos, esse dia aproxima a união das comunidades, e parte para uma reflexão do que é o sacramento da Eucaristia, e como ele atua entre nós.

O dia de Corpus Christi é realizado após 60 dias da Páscoa, mas, geralmente, é celebrado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, sendo em alusão à quinta-feira em que Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia.

CELEBRAÇÃO EM IRATI

Em Irati, a missa será celebrada no pátio da Igreja São Miguel, a partir das 15h, após começa a procissão, que sairá em frente à igreja, percorrendo as Ruas Barão do Rio Branco, Alfredo Bufren, passando pelo meio da Praça Etelvina Andrade Gomes, chegando na Matriz Nossa Senhora da Luz, em que acontece a bênção do Santíssimo.

A confecção do tapete é realizada por todas as pastorais de cada paróquia do município. A forma em que ele será produzido segue a mesma linha do ano passado, com cartazes, utilização de serragem, café, areia, caixas de ovos, entre outros. Cada pastoral é responsável por uma parte, e é livre para escolher como desenhar.

A procissão deve ser de oração e cantos, e terá paradas para meditação, em que personagens Santos estarão no caminho.