Livro escrito por iratiense destaca o superendividamento no Brasil

Foto: Reprodução/Livro foi escrito pelo iratiense Roberto Siquinel Irati mais uma vez mostra que tem bons talentos, agora foi a

Foto: Reprodução/Livro foi escrito pelo iratiense Roberto Siquinel

Irati mais uma vez mostra que tem bons talentos, agora foi a vez de Roberto Siquinel escrever um livro sobre o superendividamento dos cidadãos brasileiros, com o título Consumidor Superendividado, Tratamento Jurídico na Sociedade de Consumo, em que conta um pouco sobre causas e efeitos dessas dívidas que preocupam cada vez mais as pessoas.

Siquinel teve a ideia a partir da dissertação de mestrado que fez este ano, no curso de Direito Empresarial e Cidadania. A escolha do tema, segundo o autor, foi devido ser sua área de pesquisa, e que é seu papel na sociedade buscar essas soluções.

O Direito do Consumidor é minha área de pesquisa científica, e como professor dessa área sempre escolhi pesquisar temas que estivessem vivos na sociedade. Penso que é papel dos operadores do Direito estudar e buscar soluções para os problemas reais, e o superendividamento da sociedade de consumo no Brasil é uma das grandes barreiras para que nossa economia possa voltar a crescer, disse.

No livro, o autor escreve sobre as causas e efeitos do superendividamento, números de brasileiros que não tem condições de pagar contas básicas, violação à dignidade do consumidor, críticas ao modelo de bancos no Brasil e a negligência do Governo Federal e do Banco Central, além de colocar a opinião sobre a possibilidade de revisar créditos.

Um dos assuntos em que Siquinel destaca no decorrer do livro é sobre um projeto de Lei que está em Trâmite há seis anos no Congresso Nacional, em que ele acredita que possa resolver o problema dos brasileiros endividados. No seu ponto de vista, essas são as principais causas que leva as pessoas a comprarem mais do que a renda. A concessão irresponsável de crédito pelas instituições financeiras, os juros abusivos e a publicidade massiva são os principais fatores do superendividamento, comenta.

Para o autor o livro pode colaborar para que as pessoas saiam do endividamento. Penso que poderá ajudar os consumidores a compreender melhor o fenômeno do superendividamento, escapar de armadilhas dos bancos e compreender que há mecanismos legais para evitar abusos. Não ensino ninguém a ser inadimplente, mas busco demonstrar que os consumidores superendividados estão perdendo sua dignidade como cidadão, enquanto as instituições financeiras batem seguidos recordes de lucro, enfatiza.

O lançamento oficial do livro deve acontecer neste mês, em uma palestra no IX Congresso Brasileiro de Direito Empresarial e Cidadania – CONBRADEC, promovido pelo Unicuritiba, em Curitiba. Depois estará disponível para venda.

Siquinel ainda destaca que pretende fazer outros livros, agora pensando em quanto a publicidade e o marketing influenciam o consumidor no ato de comprar, e os abusos cometidos pelos fornecedores de produtos e serviços, seguindo a mesma linha, mas abordando outro tema.

Foto: Reprodução/Roberto Siquinel teve a ideia do livro a partir da dissertação do mestrado

O ESCRITOR

Roberto Siquinel é mestre em Direito Empresarial e Cidadania pelo Centro Universitário de Curitiba. É Especialista em Direito do Terceiro Setor pela Universidade Positivo. Especialista em Direito Processual Civil pela Pontifica Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Também é especializado em Direito Imobiliário, pela Positivo. É graduado em Direto pela PUC-PR, e atua há 17 anos nas áreas Cível e Consumidor. Também é professor universitário na Universidade Tuiuti do Paraná, nas disciplinas de Direito Civil; Contratos em Espécie e Arbitragem.