Marcos Chiaradia toma posse como prefeito de Guamiranga neste sábado (1º)

O prefeito foi diplomado no último sábado (24)

A cerimônia de posse do prefeito Marcos Chiaradia (PSL) está marcada para sábado (1º), às 10h, na Câmara de Vereadores de Guamiranga. Chiaradia foi diplomado no dia 24 de forma on-line, conforme determinação da juíza da comarca de Imbituva. Agora está apto para assumir a prefeitura. 
Ele foi eleito no último pleito com 1.651 votos, mas teve de esperar o TRE homologar sua candidatura. Seu vice é Marcelo Leite do mesmo partido. André Possebom, que exerceu o cargo de prefeito interino, voltará à presidência da Câmara, que era ocupada pelo vereador Ziquinho. 
O TRE-PR, na audiência realizada no dia 14, julgou o recurso do candidato. Marcos foi o mais votado para prefeito nas últimas eleições, mas não pôde ser diplomado devido a recursos interpostos pelo promotor eleitoral de Imbituva, que tramitavam na Justiça eleitoral. 
O TRE confirmou, por unanimidade, o Acórdão nº 58.479, proferido nos autos de Recurso Eleitoral nº 0600110-09.2020.6.16.0029, em que o candidato Marcos Henrique Chiaradia teve a situação do registro atualizada para deferido. 
A eleição em Guamiranga teve quatro candidatos. A diferença foi pequena e Marcos venceu nas urnas o ex-prefeito, Angelo Machado (in memoriam), por apenas seis votos. Mas a discussão sobre um crime ambiental pesava contra sua candidatura. Marcos concorreu ao cargo de prefeito sob liminar, o que lhe permitiu finalizar o pleito, mas não ser, até então, diplomado. Durante os trâmites, Chiaradia conseguiu uma revisão da pena no Tribunal de Justiça do Paraná, em que lhe permitiu uma nova certidão negativa habilitando para assumir o cargo de prefeito. Ele ficou com 31,76% dos votos ao final da apuração.
A eleição de Chiaradia como prefeito quebra uma sequência de um revezamento de duas famílias tradicionais como atores do executivo, Fenquer e Machado. Embora, nas últimas eleições, nenhum membro da família Fenquer concorreu ao pleito. Até o momento, como havias esta indefinição junto à Justiça Eleitoral, o presidente da Câmara de Vereadores, Andre Esmail Possebom, ocupam o cargo de prefeito em exercício.
Marcos Chiaradia disse que neste período esteve muito próximo da Prefeitura, e acompanhou todos os passos da administração. “Isso me possibilita a dar mais agilidade ao mandato que agora serei de fato o titular”, disso o prefeito eleito. “Agradeço a todos aqueles que rezaram e torceram por mim e por nossa equipe. Temos uma vontade imensa de trabalhar, e isso vamos fazer por Guamiranga”, finalizou.