NRE de Irati promove 1ª mostra de cursos técnicos e de formação de docentes

Objetivo é fazer com que alunos e a comunidade conheçam as opções ofertadas de educação profissional

Durante toda a terça-feira (01), o Núcleo Regional de Educação (NRE) promoveu a 1ª Mostra de Cursos Técnicos e Formação de Docentes com as quatro instituições que ofertam a educação profissional gratuita no município. O evento aconteceu na Rua da Cidadania e teve a participação de adolescentes e jovens de toda a região e da comunidade, em geral.

Com o objetivo de divulgar as opções de cursos profissionalizantes para os alunos das escolas da região, o NRE decidiu unir todas as instituições de ensino que oferecem essas possibilidades para despertar o interesse para uma formação qualificada.

“Esta mostra vem de encontro a atual realidade dos cursos técnicos, de todo o trabalho e preparo que é desenvolvido nas escolas em prol da construção do cidadão. Ela está servindo para divulgar este trabalho maravilhoso promovido pelas instituições e socializar com a nossa comunidade e cidades vizinhas, de modo que as demandas possam ser encontradas nas escolas e esses cursos possam atender a realidade local e, principalmente, o setor produtivo”, destaca o chefe do NRE de Irati, professor Marcelo Chociai Komar.

Os cursos profissionalizantes são uma modalidade na educação que apresenta várias vantagens ao aluno, pois aceleram sua entrada no mercado de trabalho, que hoje é muito competitivo. “O nosso objetivo é divulgar para a população, em geral, e para os alunos que são egressos do ensino fundamental – nonos anos, e ensino médio – terceiros anos. Então, organizamos a visitação das escolas da região”, explica a professora Lisa Marie Czelusniak, que é coordenadora da educação profissional do NRE de Irati. Segundo ela, esta é uma oportunidade do interessado conhecer o perfil profissional de cada curso, os campos de atuação e de como é desenvolvido o trabalho.

CURSOS GRATUITOS OFERTADOS

Em Irati, são quatro escolas que oferecem cursos profissionalizantes. O Colégio João XXIII tem o curso Técnico em Enfermagem e em Cuidado de Idosos na modalidade subsequente. O Colégio Antonio Xavier da Silveira dispõe do curso de Formação de Docentes integrado ao ensino médio.

O Colégio Duque de Caxias oferece três cursos técnicos: Administração, Informática e Contabilidade, na modalidade subsequente, e também disponibiliza o curso de Administração de maneira integrada.

Já, o colégio Florestal oferta os cursos técnicos de Florestas (integrado) e os subsequentes de Segurança do Trabalho e Agronegócios. “Tem cursos que a atuação não se restringe só à comunidade, como, por exemplo, o de Florestas – único que tem no Paraná, então há campo de trabalho no Brasil todo”, comenta a professora Lisa.

INFORMAÇÕES

O interessado em obter mais informações e ingressar em um dos cursos, pode procurar diretamente as secretarias dos colégios que oferecem a educação profissional ou ligar no NRE de Irati, no telefone (42) 3421-2200.