Núcleo da Braspol de Irati oferece oficinas de artesanato polonês

A primeira oficina será de Pisanki

No ano em que se comemora os 150 anos da imigração polonesa no Paraná, a Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil), Núcleo de Irati, com apoio do Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, oferta oficinas gratuitas de artesanato polonês: Pisanki, Wycinanki e Lepianki. As atividades serão realizadas de forma remota, por meio do Google Meet.

Para a primeira oficina, de Pisanki, que acontece nos dias 11 e 25 de junho, das 19h às 21h as inscrições podem ser feitas através do formulário disponível em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZdEIAvDsmwqG2EyOH8qmUGPlytQVPH_q3F7rmJdp5dDAEnA/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0.

O link para participar do evento será encaminhado nos dias das oficinas. Para mais informações entrar em contato pelo telefone (42) 99804-6622 (Luciane) e (42) 99111-7102 (Nelsi) ou pelo e-mail [email protected]. A ministrante desta oficina será a professora Luciane Spegiorin Surek.

Segundo Luciane, na oficina será abordado o contexto histórico do Pisanki, que são ovos decorados, também será ensinado como extrair o conteúdo de dentro dos ovos, as técnicas e tempo de tingimento. Além disso, como trabalhar os desenhos, e que tipo de tinta e corante usar. “Tudo isso vai ser passado no curso, em duas etapas, e vamos passar tarefas para realização dos participantes em casa”, aponta.

História

O “Pisanki”, que na tradução para o português significa “escrever”, são ovos ornamentais com diversas figuras, cores e símbolos poloneses tradicionais que representam os costumes e a cultura Polonesa. Existem várias técnicas utilizadas para fazer o Pisanki, que são históricas e milenares. Antes fazia-se com corante natural, por meio de alimentos como beterraba e cenoura, já que não existiam os corantes artificiais.

Outros povos também utilizavam essas técnicas e tinham modelos de ovos decorados, entretanto, em cada país tem um significado. Os ovos da Páscoa mais antigos, datados do século 10, foram encontrados por arqueólogos na Polônia. Os ovos são comumente associados as comemorações pascais, entretanto, a tradição começou antes da Era Cristã. Antigamente, a arte em ovos era feita para dar de presente, sendo decorados com desenhos específicos que simbolizavam desejos de prosperidade, saúde e fertilidade.

Ao longo dos próximos meses também serão ofertadas oficinas de Wycinanki nos dias 30 de julho e 27 de agosto e Lepianki, nos dias 24 de setembro e 29 outubro, respectivamente.