Os benefícios do cinema e o filme como opção de lazer durante as férias escolares

Karina Ludvichak, com informações site Sou Mãe e IstoÉ

O período de férias escolares está quase na reta final, e a rede municipal retoma suas atividades a partir do dia sete de fevereiro. Com quase três semanas para ainda aproveitar o recesso escolar, além das atividades ao ar livre, leitura, passeios e viagens, o cinema também pode ser uma excelente opção de lazer.

Além de ser uma forma de entretenimento, o cinema faz parte das ferramentas utilizadas para a criação de repertório sociocultural, sendo assim, um filme não proporciona apenas um momento de distração, mas também auxilia no desenvolvimento do pensamento crítico já que aborda diferentes temáticas. Assistir a um bom filme faz bem para o corpo e a mente, estimulando o pensamento, despertando a criatividade, além de ampliar o conhecimento e o vocabulário.

Segundo site Sou Mãe, assistir a um filme em casa ou até mesmo ir ao cinema pode ser uma ótima experiência, principalmente para as crianças, que ao se depararem com tantas situações diferentes na tela, desenvolvem sua capacidade de pensar, são estimuladas a imaginar e a se tornarem mais criativas.

Confira também a programação do Cinema.com de Irati:

Foto: Reprodução Facebook

CONFIRA OUTROS BENEFÍCIOS

Os filmes ajudam a ampliar o vocabulário, pois as crianças tem uma boa audição e aprendem com facilidade; alivia o estresse, a ansiedade e o nervosismo, já que faz com quem os pequenos se desliguem facilmente das atividades do dia-a-dia, que são estressantes até para os adultos, por isso, os filmes são uma opção de lazer para todas as idades.

Faz com que o telespectador tenha contato com outros idiomas; assistir a filmes legendados ou até mesmo em outro idioma é uma das maneiras mais eficazes para quem está aprendendo um novo idioma, pois a pessoa põe em prática aquilo que aprendeu durante os estudos, mesmo que seja só acompanhando o dialogo dos personagens.

Permite conhecer diferentes lugares, já que as histórias das produções cinematográficas se passam em um lugar especifico, e isso é construído através de cenas em diferentes lugares, sejam eles reais ou fictícios.

Deixa as crianças mais inteligentes e criativas; quando elas vivenciam as experiências na tela, elas começam a refletir mais. Isso faz com que as crianças desenvolvam uma inteligência emocional para lidar com os acontecimentos cotidianos, tirar suas próprias conclusões sobre determinadas situações e solucionar os problemas por conta própria. Todos esses e outros benefícios se tornam evidentes conforme a criança vai crescendo.

PESQUISA “WOMEN’S HEALTH”

Segundo uma pesquisa realizada pela Women’s Health (saúde da mulher), a frequência cardíaca aumenta, em 45 minutos no cinema, o mesmo que praticar cardio leve. Segundo os pesquisadores, o corpo reage e é estimulado quando o cérebro fica imerso no filme, e esse longo período de foco também traz benefícios para a mente. Um dos benefícios é que o ato de assistir ir ao cinema pode aumentar a concentração e a memória. Isso acontece porque você está prestando atenção em uma única coisa, por um período relativamente longo. Assistir a um filme em casa, por exemplo, tem outro efeito, já que você provavelmente vai receber estímulos de outros dispositivos como celulares e tablets.

O ESTUDO

Realizada pela University College London e pago pela Vue Cinemas, a pesquisa analisou 51 pessoas que assistiram ao remake de Aladdin em 2019. Os pesquisadores usaram sensores para rastrear as frequências cardíacas e as reações cutâneas dos telespectadores. Os frequentadores do cinema foram comparados a um grupo de 26 pessoas que passaram o mesmo tempo lendo.

O estudo constatou que, no cinema, as pessoas passavam cerca de 45 minutos em uma “zona cardíaca saudável”, com o coração batendo entre 40 e 80% de sua taxa máxima. Ainda, para uma média de 30 anos, isso pode estar entre 95 e 160 batimentos por minuto (bpm). Uma frequência cardíaca normal em repouso está entre 60 e 100 bpm. O mesmo efeito pode ser alcançado por exercícios cardiovasculares leves, como caminhadas rápidas ou jardinagem.

Os corações das pessoas que assistiram ao filme também pareciam sincronizar e bater em uníssono, o que poderia criar um sentimento de união, acrescentou o estudo. Além dos benefícios físicos, as habilidades de resolução de problemas usadas ao tentar seguir uma trama são também um bom exercício para o cérebro.

ESPECIALISTAS

“Experiências culturais como ir ao cinema oferecem oportunidades para o nosso cérebro dedicar nossa atenção total por períodos prolongados de tempo. No cinema, não há mais nada a fazer senão mergulhar”, explica o professor de neurociência Joseph Devlin. E completa: “Além disso, nossa capacidade de manter o foco e a atenção desempenha um papel crítico na construção de nossa resiliência mental. A solução de problemas normalmente requer um esforço concentrado para superar obstáculos.”

Em outras palavras, a capacidade de uma pessoa de solucionar problemas sem distração a torna mais produtiva. Em um mundo onde é cada vez mais difícil se afastar dos dispositivos, esse nível de foco é essencial.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.