Saúde envia mais 464 mil testes rápidos de Covid-19 às Regionais de Saúde

O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da doença, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe), e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) enviou mais 464.080 testes rápidos de antígeno para diagnóstico da Covid-19 para as 22 Regionais de Saúde do Paraná nesta quinta-feira (6). Desde outubro de 2021, mais de 1 milhão de unidades já foram descentralizadas.

“A testagem do Paraná sempre foi exemplo nacional, porque somos o Estado que mais testou proporcionalmente sua população. Tanto nos exames RT-PCR que são considerados padrão ouro, quanto nas demais modalidades”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

“Desde o início da pandemia, a orientação do governador Ratinho Junior é essa, testar o maior número de pessoas”, acrescentou.

Os exames fazem parte da estratégia do Ministério da Saúde para detecção da doença em casos sintomáticos e contatos próximos – mesmo sem sintomas – fortalecendo o rastreamento e possibilitando um isolamento mais efetivo para evitar a disseminação do vírus.

O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe), e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.

“Até o fim desta semana os municípios vão receber estes testes para detecção da Covid-19 e em casos negativos, fatalmente a Síndrome Gripal poderá se tratar de uma influenza, adenovírus, ou outra doença que já possua tratamento e não tem uma evolução mais dura, como é o caso do coronavírus”, explicou Beto Preto.

PARCERIA – Ainda nesta quinta, o secretário recebeu o diretor-presidente do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), Pedro Ribeiro Barbosa, e o gerente de Desenvolvimento de Negócios do IBMP, Lucas Rosseti Nascimento, para discutir a disponibilidade de novos testes, reforçar e ampliar a parceria da Sesa com a instituição.

Atualmente, o IBMP processa aproximadamente 5 mil testes por dia no Paraná e tem capacidade para dobrar este número.

“O relacionamento do IBMP com a Sesa existe desde sempre e sem dúvidas foi reforçado com todo o processo de pandemia, que incluiu a ampliação da testagem e também a inserção de novas variantes, como foi no caso da delta e pode vir a ser com a ômicron”, disse Barbosa.

Beto Preto também ressaltou do apoio do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná (Rodopar) no deslocamento de milhões de testes RT-PCR coletados em todo o Estado desde junho de 2020.

Os testes chegam até Curitiba de ônibus pelas empresas vinculadas para o processamento no Laboratório Central do Estado (Lacen) e no IBMP. “A Rodopar tem nos ajudado desde 2020 neste transporte e colaborou para o sucesso da testagem do Paraná a nível Brasil”, finalizou o secretário.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Saude-envia-mais-464-mil-testes-rapidos-de-Covid-19-Regionais-de-Saude