Voluntários realizam ação em prol dos animais abandonados de Irati

Uma bela iniciativa, que busca mudar  a situação dos animais de rua em Irati, aconteceu no último sábado (21). O grupo

Uma bela iniciativa, que busca mudar  a situação dos animais de rua em Irati, aconteceu no último sábado (21). O grupo Voluntaria organizou o Dia da adoção animal, com 23 cachorros disponíveis para adoção. Deste 21 foram adotados. Essa foi a primeira ação dos voluntários com os animais de rua.

A feira aconteceu no estacionamento do banco Sicredi em Irati, até as 16h. Após o termino os voluntários foram até o Parque Aquático e conseguiram que mais seis cachorros fossem adotados. Os dois que ficaram voltaram para o local de origem, em busca de outro lar. A ação contou com 22 voluntários que ajudaram cuidando dos cachorros, com comida água e carinho, e ajudando nas informações necessárias. Os ajudantes também estavam tocando e cantando no local.

Visitantes puderam conhecer os animais durante a ação Dia da adoção animal”. Foto: Bárbara Gardin

Durante a feira um veterinário voluntário ajudou com as instruções necessárias de cuidados com os animais. Nós estamos passando informações sobre os cuidados, a vacina, para não deixar o animal se contaminar com vírus, também instruímos sobre remédio de vermes, pelo menos uma vez por mês tem uma assistência com o veterinário para maiores orientações, e tudo que precisa para cuidar bem do animal, comenta o veterinário, Ronaldo Emanuel Pepe.

O Josmar da Silva foi com a esposa e com o filho Pedro Henrique visitar a feira, e adotaram uma cadelinha que já foi batizada de Lele.  Faz algum tempo que a gente estava pensando, mas a gente queria adotar, porque tem muito cachorro de rua. Mas a gente esperou o Pedro Henrique está maior, mais interessado. Agora nós conversamos e resolvemos. O nome ele já escolheu. Nós ficamos sabendo da feira e viemos, o primeiro que ele viu já escolheu, disse.

O filho Pedro Henrique Silva, animado com a adoção de uma cadelinha, falou à reportagem sobre os cuidados. Eu tenho um cachorro bem lindo, o nome dela vai ser Lele Linguiça. Eu tenho só esse cachorrinho. Eu vou dar banho, comida, água, e vou levar ela para passear, observa a criança.

O coordenador da ação e membro da diretoria do grupo Voluntaria, Luis Alfredo Kuhn, diz que a ideia surgiu devido a existência de um grande número de animais abandonados. Irati está passando por algumas dificuldades a gente teve essa ideia junto com o Sicredi e todos os membros da diretoria. Debatemos sobre o tema dos animais nas ruas para fazer essa ação. Fizemos um teste no Instagram, se adotaria um cachorro, e a repercussão foi muito grande. A partir dali vimos que seria um sucesso, disse.

Para ele, a primeira ação do Voluntaria com os animais abandonados foi como o esperado em adoção e público. Foi um sucesso, e a ideia agora é  partir daqui. Vamos continuar essa parceria com o Sicredi, que nos ajudou disponibilizando o espaço, e com certeza faremos outras ações. Tem muitos cachorros precisando da nossa ajuda, enfatiza Kuhn.

SITUAÇÃO DOS ANIMAIS

Os animais disponíveis na feira estavam em lares temporários, e foram resgatados das ruas. No dia da adoção a pessoa recebia um termo de compromisso para preencher de adoção. Além de instruções de cuidado, e também alguns saquinhos de ração para alimentação inicial do animal.

O GRUPO VOLUNTARIA

O Voluntaria é um grupo, na sua maioria formado por jovens, que surgiu no final do ano passado. As discussões começaram no início do ano anterior, com um grupo de amigos. Depois de algumas discussões surgiu a ideia, a exemplo de outros grupos voluntários, de formar um site (voluntaria.com.br). Lá a pessoa é informada das ações e pode se cadastrar para participar ou receber ajuda.