Voluntários realizam ação na Cachoeira do Pinho

Intenção é desenvolver o turismo rural e fortalecer a comunidade

Um grupo de voluntários, sem nenhuma ligação a entidades ou grupos políticos, composto por alguns moradores do da Comunidade do Pinho de Baixo e outros do meio urbano de Irati, se reuniu no início de janeiro de 2021 com o intuito de fazer uma ação de manutenção de trilhas e pontes, limpeza e sinalização na Cachoeira do Pinho de Baixo – Irati/PR (Cachoeira da Usina).

A cachoeira do Pinho é um ponto turístico da região, e é uma área de grande beleza natural, é muito visitada por pessoas de Irati e região, mesmo sem uma estrutura adequada de acesso. No local, anos atrás, funcionava uma usina hidrelétrica, administrada pela Companhia de Energia Elétrica. O terreno ainda pertence ao governo federal. A ideia da ação proposta por este grupo de voluntários é de deixar o local com condições mínimas de uso, com melhor acessibilidade e informações através de placas de sinalização.

No dia 10 de janeiro, alguns integrantes do grupo fizeram uma visita no local para planejar as ações e através de doações, conseguir materiais para concretizar as atividades. As doações vieram de pessoas físicas apaixonados pelo lugar, de empresas e também recebemos a ajuda da Prefeitura de Irati. No sábado, 23 de janeiro o grupo fez um mutirão para confecção de 13 placas de madeira para a sinalização indicativa e de sensibilização.

No último domingo (21), aconteceu a primeira ação na Cachoeira do Pinho. O grupo, composto por 15 pessoas, fez a colocação das placas, a limpeza de alguns pontos da trilha, construção de degraus nas descidas íngremes, colocação de corrimão com cordas e limpeza do lixo jogado no local.

A próxima ação, ainda sem data marcada, será para a construção de duas pontes com pranchões para melhorar a acessibilidade. Uma das pontes que existia no local foi construída em uma ação voluntária anos atrás por outro grupo, mas foi levada pela correnteza do último período chuvoso de janeiro. Outra ponte que precisa ser refeita está muito precária, de forma improvisada, com pouca segurança.

Na avaliação no final do domingo da ação, foi observado pelo grupo que os frequentadores da cachoeira gostaram da novidade, não houve nenhum vandalismo no local o lixo deixado. O pessoal foi sensibilizado em trazer de volta o lixo que resultou na sua visita. Esta atitude é a mais correta, pois ainda não existe um sistema de acondicionamento e coleta de lixo no local da cachoeira.

O grupo agradece a todas as pessoas, empresas e instituições que ajudaram a concretizar esta primeira etapa. Essa união melhorou o local e beneficiou a todos, inclusive fortaleceu a Comunidade do Pinho que tem a intenção de desenvolver o turismo rural.

Veja nas imagens como está o trabalho dos voluntários.