Iratiense, Dagoberto Waydzik, lança o livro “Terra Dobrada: Coragem, Fé e Resiliência”

Na última sexta-feira (10), no Centro Cultural Clube do Comércio, foi realizada a cerimônia oficial de lançamento do livro “Terra Dobrada: Coragem, Fé e Resiliência”, escrito pelo iratiense Dagoberto Waydzik. É o segundo livro voltado a história do município escrito por Dagoberto. O evento de lançamento, aberto ao público, foi de casa cheia e muitas homenagens.

O escritor, em entrevista ao Jornal Folha de Irati, disse que levou cerca um anos e mais quatro meses de edição, “mas o livro é escrito em uma vida, pois convivi com isso desde criança, vendo a simplicidade e pureza daquele povo. Assim como o sofrimento e muito mais a fé que tinham”, destaca Dagoberto.

Nesta obra histórica e geográfica é possível encontra crônicas sobre todo o território, baseado nas histórias oras das famílias pioneiras. “Muitas vezes pode ser que aquilo não seja a verdade absoluta, mas é o que foi relatado”, continua o autor.

“O livro, que ora dispõe para a comunidade iratiense, é de suma importância, porque foi concebido por meio de pesquisa oral, onde as pessoas de suas respectivas localidades fizeram depoimentos a respeito dos locais onde habitam – sendo, portanto, testemunhas oculares – ou referiram-se aos antepassados que escolheram esses locais e recompuseram a memória, exaltaram a persistência dos pioneiros e relataram fatos que nós, iratienses, não teríamos conhecimento, se não fosse a perspicácia, a dedicação e o empenho do autor”, citou Luiza Nelma Fillus, acadêmica e vice-presidente da ALACS, em texto que consta na apresentação da obra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.