Prudentópolis realiza reunião para iniciar Inventário do Patrimônio Cultural

Assessoria Prudentópolis

Na segunda-feira (15 de maio) foi realizada uma reunião com os Diretores das Escolas Municipais da cidade e da área rural onde se encontram alguns dos Geossítios que irão compor o Geoparque Prudentópolis.

O objetivo desta reunião foi dar os primeiros encaminhamentos para a realização do Inventário do Patrimônio Cultural, um trabalho que irá identificar e registrar os bens culturais tão importantes para a valorização da identidade do Município e ao mesmo tempo será uma das bases para o Geoparque Prudentópolis.

Para falar sobre o Patrimônio Cultural e a necessidade do Inventário, a equipe de Coordenação do Patrimônio Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Almir Pontes Filho (geógrafo/arqueólogo), Cristina Carla Klüppel (historiadora). A apresentação dos profissionais também abordou a importância da Educação para a realização do Inventário do Patrimônio Cultural, pois efetiva um trabalho participativo, envolvendo os professores, os alunos e consequentemente atingindo as comunidades detentoras da sua memória.

A Secretária de Turismo Cristiane falou sobre a importância do desenvolvimento do turismo no Munícipio e da riqueza que o mesmo possui e das oportunidades que podem gerar trabalho e renda preservando as comunidades no interior do município. A educação é uma peça importante nesse processo, bem como a Cultura que se fortalece e amplia sua área de atuação.

Participaram da reunião a Secretária de Educação (Eliane Dal Pisol) e os servidores Selma Filla Szklar e Joana R. M. Casiaano, Secretária da Cultura (Nadir Vozyvoda), Secretária de Turismo (Cristiane G. B. Rossetim) e os servidores Fabio Preisner, Paulo Roberto Alves de Ramos e Oksana Jadvizak.

Você Sabia?

“Os Geoparques Mundiais da UNESCO são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável”. (UNESCO, 2023)

O Geoparque que é um território que preserva a memória da Terra através da educação, da conservação e do desenvolvimento sustentável pelo turismo. E para isso, é preciso chegar até as comunidades que vivem nestes locais. A educação atinge grande parte da área do município e por isso é uma peça importante nesse processo, além da sua função básica de levar conhecimento sobre o assunto até as crianças e jovens.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.