Sábados Literários: 10 anos de afagos à Literatura

Secom Irati

Já está disponível a versão virtual da obra “Sábados Literários: 10 anos de afagos à Literatura”, organizado por Edson Santos Silva, Larissa de Cássia Antunes e Regina Chicoski, a ser lançado pela editora “Todas as Musas”. A leitura pode ser feita pelo link: https://online.fliphtml5.com/ggbfm/sebs/

Em breve, será marcado o evento de lançamento da versão física, cuja publicação foi inteiramente custeada pela MM Corretora de Seguros, do empresário Marcos Sedoski, cuja contribuição foi fundamental para a materialização deste livro. 

A obra é alusiva à primeira década de existência do projeto de extensão “Sábados Literários”, que foi idealizado em 2012, na sala dos professores do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste, por Edson Santos Silva, que é professor associado de Literatura da Unicentro. “O objetivo do projeto é levar a Literatura às pessoas”, explica Edson, de forma bastante simples.

“Ao longo destes anos, muitas pessoas foram atingidas pelo conteúdo que o projeto apresenta, e, a partir deste incentivo, adquiriram e emprestaram obras que foram citadas nas palestras, buscaram conhecer mais sobre os autores homenageados e procuraram entender melhor os movimentos literários abordados. Estamos muito orgulhosos dos nossos resultados”, destaca o professor.

HISTÓRICO

Edson relembra de toda a evolução dos Sábados Literários até chegar ao atual momento. “As primeiras edições foram todas presenciais, no salão nobre do Centro Cultural Clube do Comércio. Tínhamos, na época, um lauto café, oferecido pela Secretaria Municipal de Cultura, e também tivemos o importantíssimo patrocínio da Caminhos do Paraná – que certa vez chegou a custear até a passagem aérea de um dos nossos palestrantes”, conta. 

No ano de 2020, em respeito às medidas de contenção à COVID-19, o projeto dos Sábados Literários mudou sua dinâmica. Os encontros presenciais foram suspensos, e as palestras começaram a ser realizadas pela Plataforma Google Meet e transmitidas pelo YouTube. “No começo, achávamos que o projeto seria prejudicado. Hoje, temos transmissões que chegaram a ter mais de 5 mil visualizações. Ou seja, ampliamos o nosso alcance. Passamos a atingir um número muito expressivo de pessoas e, por isso, os Sábados Literários permaneceram em seu formato online, mesmo com o arrefecimento da Pandemia”, explica Edson.

Outro apoiador presente desde o início é o Sebo e Livraria Centenário, de Luiza Nelma Fillus. “Já foram sorteados, literalmente, centenas de livros aos participantes do projeto. Isso fomenta não só a presença e o comparecimento, mas também auxilia diretamente no cumprimento do nosso objetivo central, que é o de ampliar o acesso à Literatura”, pontua o professor.

Outra menção importante deve ser feita à Academia de Letras, Artes e Ciências do Centro-Sul do Paraná (ALACS), entidade que também figura entre os apoiadores dos Sábados Literários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.