Pista de Skate é inaugurada no Parque Aquático de Irati

A ideia para a construção da pista já existia há alguns anos, agora se concretizou e já foi utilizada para um campeonato

Na sexta-feira (27), a Secretaria de Esporte e Lazer, por meio do Programa Esporte, Cidadania e Desenvolvimento, entregou a nova Pista de Skate para a população de Irati. O espaço fica no Parque Aquático e conta com 13 aparelhos para manobras, totalizando 820 m².

No domingo (30), a pista já foi inaugurada no primeiro Campeonato de Skate pelo Circuito de Habilidades da Secretaria de Esportes e Lazer. O campeonato foi organizado pela Prefeitura de Irati em parceria com a Loja Vivência Boardshop. O recurso para a construção da pista foi adquirido por meio de emenda parlamenta da deputada federal, Leandre Dal Ponte, no valor de R$ 228.008,28.

A deputada comentou sobre a construção e enfatizou a importância do esporte na vida de jovens e adultos. “Quando estamos perto das pessoas descobrimos do que elas precisam e essa pista era um desejo da comunidade. E tudo isso só aconteceu por causa do prefeito Jorge Derbli, ele priorizou o recurso para esta obra, inclusive, fomos até criticados por conta dessa criação. Mas o esporte é saúde, é vida e muito mais do que profissionais do skate, nós vamos ver pessoas felizes”, disse a deputada.

O prefeito de Irati, Jorde Derbli, também esteve presente na cerimônia e elogiou o trabalho feito. “Esta é uma obra que ficou muito boa, atendendo as necessidades e é um local que até pode sediar campeonatos paranaenses. Essa pista veio para atender a necessidade da juventude. Depois das Olimpíadas, esse esporte ficou ainda mais conhecido. A gente já via que em Irati era praticado, então, unimos o útil ao agradável”, disse. Derbli ainda ressaltou que é necessário o município investir em espaços esportivos e no lazer da população.

Dedé Demczuk, secretário de Esporte e Lazer de Irati, na cerimônia, falou sobre a idealização da pista. “Quando eu assumi a pasta, a ideia da pista já exista. Então, com os recursos que a deputada conseguiu, a pista veio muito a calhar com o nosso projeto de esporte e lazer para todos. As pessoas que gostam do skate vão ter um espaço legal para praticar e sabemos que vai ser muito bem cuidado”, disse o secretário.

O grafite que está sendo feito no local é obra do artista visual Lucas Cruz, que trabalha com a arte desde os 16 anos. Ele tem sua arte pintada em diversas cidades do Paraná. Cruz comenta que o grafite em Irati ainda é algo que precisa ser evoluído. “Acho que deveria ser uma coisa repensada, abrir mais espaços na cidade para o pessoal poder pintar, não apenas os artistas daqui, mas os de fora também, querendo ou não, isso traz um ar mais bonito para a cidade, deixa mais alegre, então, acho que falta muito disso aqui em Irati”, disse.

O skatista e dono da loja Vivencia Boardshop, Jaime Martini, foi um dos idealizadores para a construção da pista, em entrevista à Folha de Irati ele comentou sobre a importância do skate na vida de crianças e adolescentes. “Esta pista é uma realização, é uma luta de anos para toda a comunidade do skate e do esporte. Com a obra pronta, agora, fica ainda mais evidente que esse esporte salva vidas, muitas crianças e jovens saem da marginalidade para viver essa realidade. A arte, o skate e o esporte salvam vidas”.

O skatista Gustavo Viante esteve presente no local e também falou sobre o espaço. “Esse esporte vai crescer por causa do apoio da Prefeitura. Agora, vamos ter um espaço próprio para isso, um local regrado, com parâmetros, curvas e eixos para o skate, vai crescer ainda mais”, disse.

A Secretaria de Comunicação divulgou detalhes sobre a competição

Para marcar o início das atividades na pista, a Secretaria de Esportes e Lazer, em parceria com a Loja Vivência Boardshop, promoveu, na tarde de domingo (29), o primeiro Campeonato de Skate do Circuito de Habilidades. Além de skatistas iratienses, a competição envolveu representantes da modalidade na região.

O campeonato aconteceu nas categorias, iniciante e amador, com prêmios para o 1º, 2º e 3º colocados. A lista de vencedores a seguir, foi repassada pela organização da equipe da Vivência Board Shop.

Categoria Iniciante:

1 – Junior – Guarapuava 

2 – Eduardo – Guarapuava 

3 – Nikolas Babiuk – Irati 

Categoria amador:

1 – Lucas Nyjah – Castro

2 – Marco Paulo – Castro

3 – Leonardo – Guarapuava

Informações: Secom

Fotos: Secom