182 alunos de escolas municipais se formam no PROERD em Rio Azul

Kelly Ramos Em um grande evento, acompanhado por mais de 600 pessoas, 182 alunos dos 5º anos das escolas municipais

Kelly Ramos

Em um grande evento, acompanhado por mais de 600 pessoas, 182 alunos dos 5º anos das escolas municipais de Rio Azul se formaram no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A formatura aconteceu no dia 15 de junho, na Escola Municipal Professora Vanda Hessel.

De acordo com a secretária municipal de Educação de Rio Azul, Igleci Popovicz, além dos alunos e autoridades, houve grande presença das famílias. Mesmo com o clima chuvoso, teve participação, o que é uma forma de valorizar os alunos e envolver os seus familiares nesse Programa tão importante de conscientização das crianças. Ficamos muito felizes com a presença de todos, explica.

Estiveram no evento secretários municipais, vereadores e o prefeito, Rodrigo Solda, além de policiais militares e a comunidade em geral. A banda do PROERD também participou com os alunos, que cantaram a música que enfatiza a iniciativa. Os alunos estavam muito empolgados. Percebemos que eles entenderam a mensagem passada pelos policiais, de que devem sempre se manter longe das drogas e de qualquer tipo de violência, destaca Igleci.

O Programa em Rio Azul teve início em março e foi desenvolvido pelos soldados Adriano e Diego Lemes.

O PROGRAMA

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – começou em 1982, na cidade de Los Angeles, EUA, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros.

O PROERD chegou no Paraná no ano 2000. O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde são desenvolvidos.

O PROERD ajuda a desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças, o policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas.

A formatura dos alunos de Rio Azul no PROERD contou com mais de 600 pessoas. Foto: Divulgação