As possibilidades de consumo em viagem na internet

Por Diogo Fernandes O turismo consiste em uma atividade onde o deslocamento é um fator fundamental, os indivíduos para experienciar

Por Diogo Fernandes

O turismo consiste em uma atividade onde o deslocamento é um fator fundamental, os indivíduos para experienciar um atrativo turístico, devem se locomover temporariamente de seu local de residência habitual para outro lugar, com o objetivo de usufruir da prática turística. Juntamente a este fato o produto turístico é um serviço que possui como característica a intangibilidade, difícil de experimentar antes de sua execução. As formas mais confiáveis de comprovação da qualidade do serviço turístico oferecido por um fornecedor seria as informações disponíveis sobre o mesmo.

Com o surgimento da internet adquirir informação não consiste em um problema, porém em quais informações confiar, já é outra questão. Ao idealizar uma viagem o turista inicia um processo de busca de informação que cria expectativas e desejos com base nos dados que vai encontrando muitas vezes na Internet e na conversa com amigos.

A internet se transformou em um ambiente mais amplo na busca de informação, por meio das redes e mídias sociais cria-se um espaço de interação entre indivíduos e organizações, possibilitando à qualquer pessoa relatar suas experiencias e suas avaliações quanto a produtos e serviços prestados, oferecendo aos usuários da rede a possibilidade de troca de informações entre si e com as empresas. Estes fatos foram potencializados com a facilidades e a interatividade dos smartphones que vem a facilitar a conectividade em tempo real.

Por meio destes recursos um turista pode adquirir informação, selecionar produtos, organizar sua viagem, comprar e reservar serviços e posteriormente avaliar e compartilhar para outros usuários da internet e das redes sociais suas experiências e percepções quanto ao serviço adquirido. Deste modo oferecendo a outros indivíduos uma avaliação de qualidade que costuma ser entendida como mais confiável, pois consiste em uma propaganda boca – a – boca ao invés da campanha publicitária das empresas do mercado turísticos.

Muitos são os sites que podem ser utilizados para adquirir informações e avaliações quanto aos destinos, produtos e serviços turísticos. As páginas oficiais dos órgãos de turismo da cidade visitada e sites de empresas prestadoras de serviços turísticos são os meios mais tradicionais. Por sua vez, atualmente encontramos informações sobre viagens em diversos meios eletrônicos, os quais oferecem dicas que facilitam a organização e a tomada de decisão quanto a serviços e atrações turísticas são eles Blogs, Redes e Mídias Sociais, Apps e Sites de Reserva e Avaliação.

Os Blogs de viagens consistem em páginas on-line atualizados frequentemente, que normalmente são escritos por um viajante que relata suas experiências e vivencias em destinos turísticos diversos como a forma de diário pessoal, contando sobre o destino e oferecendo informações e dicas com base na experiencia vivenciada pelo blogueiro. Existem na internet inúmeros blogs de viagens porém deixo como indicação xx Blogs a seguir que valem a pena acompanhar, o último deles é direcionado a viagens com crianças.

http://www.comendochucruteesalsicha.com.br/

https://www.janelaparaomundo.com/

http://www.ipartiu.com/

http://www.omundoqueeuvi.com/

https://www.felipeopequenoviajante.com/

Foto: Reprodução

As redes e mídias sociais proporcionaram aos turistas uma rede de busca de referências, um ambiente de compartilhamento de experiências e também de coprodução de informações. Portanto um ambiente virtual no qual os comentários e relatos de outros consumidores podem influenciar a decisão de escolha por um serviço ou destino turístico, impactando diretamente na expectativa do turista e na imagem da destinação. Auxiliando na comprovação da veracidade encontrada nas propagandas dos produtos, por meio dos relatos de outros consumidores que comentam e expressam sua satisfação ou insatisfação em relação à experiência vivenciada em um determinado produto turístico, além de possibilitar por meio das informações planejar e organizar roteiros de viagens e o contato direto entre indivíduos, e as organizações do mercado turístico. Vale seguir os perfis e páginas oficiais dos destinos turísticos desejados e de interesse no: Facebook, Instagram e Youtube.

Os Apps comumente chamados de aplicativos consistem em ferramentas carregadas nos dispositivos móveis como; smartphones e tablets, que por meio de um único toque lhe proporciona uma infinidade de funções como: pesquisar sobre um determinado assunto, ver a previsão do tempo, lhe informa sobre um determinado lugar que está procurando, acessar o conteúdo de uma loja, entre outras. No turismo os Apps possuem diversas funcionalidades: informar, reservar, comprar, avaliar, pesquisar e comparar produtos e serviços disponíveis nos destinos. Alguns exemplos são: Yelp; Tripadvisor; Booking.com; Expedia; Airbnb; Kayak; Melhores Destinos; Restaurantes; Foodspotting, entre outros.

Os sites de reserva e avaliação são páginas que são utilizados pelos usuários da internet para reservar e comprar produtos e serviços turísticos, muitos deles oferecem um espaço para avaliação e relato dos usuários de modo a indicar por meio dos comentários e avaliações os serviços que possuem mais qualidade. Estes sites são importantes ferramentas de pesquisa antes da aquisição de um serviço turístico, uma vez que indica ao consumidor a avaliação de outros indivíduos e possibilita a comparação de preço e de avaliações entre os serviços turísticos disponíveis na destinação. Os principais sites são:

https://www.booking.com/index.pt-br.html

https://www.airbnb.com.br/

https://www.tripadvisor.com.br/

https://www.skyscanner.com.br/

https://www.hostelworld.com/

A internet abriu possibilidades infinitas de pesquisa e interação, em um ambiente virtual disponível praticamente em qualquer lugar, os usuários por meio de seus smartphones podem acessar seu conteúdo a qualquer momento e conseguir informações para planejar e organizar suas viagens, seja antes, durante e depois de visitar um destino turístico. As facilidades acesso a informação a interação que possibilitada por meio de sites, apps, redes e mídias sociais vem a auxiliar as decisões de compras dos turistas em localidades antes totalmente desconhecidas por meio de informações confiáveis baseadas nos comentários e relatos das experiências disponíveis nestes meios digitais. Antes e durante a viagem busque informações sobre os locais visitados e os serviços turísticos existentes nestes meios, e relate e compartilhe suas experiências durante e depois de suas viagens, de modo a informar amigos, parentes e outros viajantes quanto aos serviços e atrativos que valem a pena visitar nos destinos visitados.

Cabe aqui ressaltar que a internet é uma fonte de dados importante para se informar, um ambiente fundamental de interação com outros usuários e empresas, assim como um espaço de comprar, porém as agências de viagens físicas desempenham um papel diferenciado no qual o consumidor é atendido por pessoas capacitadas e qualificadas para organizar e planejar sua viagem, tirando dúvidas e orientando os turistas sobre o destino escolhido, vale aqui salientar que os produtos encontrados na internet são comercializados pelas agências de viagens físicas com o mesmo valor e em alguns casos com condições de pagamentos diferenciadas.

O consumidor está cada vez mais informado, as opções de produtos turísticos são diversos, cabendo assim a necessidade de pesquisa e escolha pelo serviço que mais se enquadra as preferencias do visitantes, viajar se tornou mais fácil, barato e seguro, fruto dos recursos tecnológicos existentes que auxiliam e favorecem a informação dos turistas.