Alunos de Inácio Martins produzem livro intitulado “Histórias que meu povo conta”

Esther Kremer e Escola Rural Municipal Rio Claro

Quando pensamos no respeito com o próximo devemos sempre entender que o conceito vai muito além de não praticar bullying, não brigar, respeitar a professora e as pessoas mais velhas, entender as diferenças e não julgar, ajudar os colegas e a todos que necessitam. O respeito é um conceito amplo, que envolve diversas questões da vida em sociedade.

Pensando nisso, as professoras e os alunos da Escola Rural Rio Claro criaram um projeto que já está em sua segunda edição, o livro “Histórias que meu povo conta”. Ele é produzido durante todo o ano e tem como objetivo mostrar e valorizar a cultura local, a contação de histórias tradicionalistas, com ênfase na vida das pessoas mais velhas com quem as crianças convivem. Cada criança que escreveu alguma passagem do livrinho, pode levar um exemplar para casa e o livro original fica guardado na Biblioteca Viva na Escola Rio Claro.

O Projeto Folha na Escola parabeniza a todos os envolvidos neste trabalho, entendemos a importância de uma criança conhecer as suas raízes e valorizar a cultura tradicionalista da sua região. Ficamos orgulhosos em apresentar o livro “Histórias que meu povo conta” para toda a região. Parabéns crianças, a leitura e a escrita mudam o mundo e vocês estão no caminho certo para isto.

RELATO DA ESCOLA

Este é o livro “Histórias que Meu Povo Conta” que já está em dia 2°edição. O livro é trabalhado durante o ano todo com os alunos da Escola Rio Claro, em Inácio Martins.

Este livro um projeto promovido com os alunos do 3°, 4° e 5°anos que estudam em uma mesma sala (multisseriada) e tem por objetivo promover a valorização das histórias da região, contadas pelos familiares mais velhos e o incentivo a escrita para melhorar a produção textual dos alunos.

Depois de terminado o ano letivo cada “autor” recebe um exemplar do livro para ter como lembrança e o livro original fica guardado na escola, se o aluno voltar para aquela escola depois de alguns anos ou seus filhos vierem a estudar aqui suas histórias estarão no livro e farão parte da Biblioteca Viva na Escola Rio Claro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.