Alunos de Mallet realizam atividade sobre “respeito por todas as cores”

Objetivo é entender, conhecer e respeitar a diversidade racial

Esther Kremer e Escola Divino Espírito Santo

No dia 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra. Uma data para reflexão e fomento da luta contra o racismo e a desigualdade racial. Também é uma oportunidade de valorizar a cultura, a história e a importância dos afro-brasileiros em nossa sociedade.


Partindo desse pressuposto, os alunos do 4º ano e 5º ano, juntamente com as professoras Marcia Cichocki Trojan, Daniele Adriane Maximiv Horbacz, Lidia Celestina Lachman Blocki e Joanita Marli Cheliga, realizaram atividades referentes a esta data com vídeos, rodas de conversa e, para finalizar este momento importante, foi confeccionado a boneca Abayomi com todos os alunos.


Com objetivo de transmitir, valorizar e respeitar a cultura africana, a prática pedagógica traz a possibilidade da criança conhecer a história e confeccionar a boneca Abayomi, símbolo da resistência e tradição africana.

Diversas atividades foram realizadas como forma de conscientização – Foto: Escola Divino Espírito Santo

Confeccionar bonecas que tenham história é proporcionar um “encontro precioso” com as diferentes formas de ser e estar no mundo. A história traz duas versões sobre o significado das bonecas: Abayomi são as primeiras bonecas africanas que chegaram ao Brasil, foram criadas para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão.


As mulheres negras confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros, para acalmar e trazer alegria para todos. De acordo com a tradição, era produzida para representar pessoas falecidas e entes queridos. Utilizada também para agradecer aos deuses, os orixás, pela boa saúde, riqueza, beleza, colheitas fartas e fertilidade.


Como muitas mães negras eram separadas de seus filhos ao serem vendidos, antes da separação, o brinquedo era entregue aos filhos. Com a boneca, o tipo tecido e a estampa indicavam de qual região da África a criança teria vindo e, assim, poderia identificar a mãe um dia. Abayomi significa “o melhor de mim para ti”. Além da confecção das bonecas outras atividades também foram desenvolvidas na escola, durante todo mês de novembro, como confecção de mural, cartazes, colagens, recortes, apresentações de poemas e músicas, todas práticas alusivas à consciência negra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.