Alunos do 5º B realizam Projeto de Combate à Dengue na Escola Onésimo Juraszek

Foram desenvolvidas atividades práticas, coleta de lixo no entorno da escola e panfletagem na comunidade e nos grupos de WhatsApp dos pais

Sthefany Brandalise e Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek

Desde o mês de fevereiro, os estudantes do 5º ano B da Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek, de Mallet, têm se dedicado a um projeto que não apenas busca conscientizar, mas também agir no combate à dengue. Sob a orientação da professora Priscila Kzionzek, os alunos têm realizado atividades interdisciplinares e práticas, mobilizando não só a comunidade escolar, mas também os moradores locais.


Com a preocupação crescente em relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti e a incidência de casos de dengue na região, o projeto veio como uma resposta urgente à necessidade de envolver todos na prevenção e combate a essa doença grave.


RELATO DA ESCOLA
Os alunos do 5º ano B do período da tarde da Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek, sob orientação da professora Priscila Kzionzek, desenvolveram desde o mês de fevereiro o projeto de prevenção e combate à dengue. Tal projeto surgiu da urgência de envolver a comunidade na prevenção e combate à Dengue.


É essencial conscientizar os alunos e os moradores para que se engajem nos cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito, contribuindo assim para a melhoria da comunidade escolar.

Durante a execução deste projeto, várias fontes de informações educativas foram utilizadas, tais como: textos informativos, o Jornal Folha de Irati, vídeos educativos, recursos tecnológicos, livros didáticos e panfletos.


Abordamos o tema com os estudantes de forma interdisciplinar, sendo assim trabalhado o tema nas disciplinas de português, matemática e ciências.


Realizamos atividades práticas, como recortes, colagens, pinturas, cartazes, dobraduras e maquetes relacionadas ao assunto, coleta de lixo no entorno da escola bem como panfletagem na comunidade e nos grupos de WhatsApp dos pais.


A matéria do Jornal Folha de Irati, a qual norteou nosso trabalho e a que mais chamou a atenção dos alunos, foi a matéria onde relatava o uso da tecnologia no combate à dengue na cidade vizinha (matéria essa que foi publicada no dia 23 de fevereiro de 2024, CIDADES).


Com essa matéria as crianças identificaram a importância da tecnologia no combate ao mosquito da dengue, seja ela para registrar os focos do mosquito como também para informar a população da prevenção, dos sintomas, dos riscos e como agir ao pegar a doença. Conscientizar a população sobre a prevenção e combate a esta doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti tendo a tecnologia ao nosso favor, é o objetivo deste projeto.


Além disso, a ideia é envolver ativamente a todos, promovendo práticas sustentáveis para eliminar possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor. Juntos podemos tornar nossas casas, bairros e nossa cidade mais seguras contra a dengue.


A Escola Municipal Professor Onésimo Juraszek, sob a direção da professora Patrícia Penkal, coordenação da professora Lilian juntamente com a professora Priscila, reforçam constantemente a importância do uso consciente da tecnologia frente aos desafios encontrados nosso dia a dia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.