Entenda qual a importância de ensinar e praticar a inclusão social no dia a dia

Esther Kremer

A inclusão social é o ato de incluir na sociedade as pessoas que são, na maioria das vezes, excluídas de convívios diários. Nesta edição, estamos falando de pessoas com deficiência. Na escola, a inclusão está em todos os momentos, desde a chegada, o lanche, as brincadeiras, as atividades lúdicas e a saída.  

A inclusão é algo descrito como lei na Constituição Federal de 1988 e também como direito na Declaração Universal de Direitos Humanos. Isso significa que praticar e ensinar sobre a inclusão social é um dever de todos.

A escola deve ser um espaço para todos, sem nenhuma forma de exclusão. Para que isto aconteça de uma forma simples, com amor, carinho e compreensão, vamos mostrar algumas dicas que podem ajudar a construir um ambiente escolar mais saudável para todos.

•             As crianças são movidas pelo exemplo: os pequenos costumam imitar atitudes dos pais, dos avós, irmãos mais velhos, das professoras e de qualquer adulto que convive com eles. Portanto, seja um bom exemplo, tudo começa pelas pequenas atitudes e pelo bom diálogo;

•             Vídeos e desenhos podem ser bons aliados: sabemos que as crianças adoram telas e podemos utiliza-las a nosso favor. Mostrar desenhos e filmes que promovem a inclusão social como A Turma da Mônica, o filme “O Extraordinário”, Min e as Mãozinhas, o primeiro desenho em libras, Ursinho Poh e etc;

•             Brincar também pode ser uma forma de aprender: esta é uma dica muito fácil, incentivar as brincadeiras coletivas e as atividades em grupos pode fortalecer vínculos de amizade entre as crianças, o que resulta na inclusão.

Agir com naturalidade sobre o diferente é uma forma bem simples de ensinar para as crianças que esta tudo bem, que somos todos iguais, merecemos respeito e devemos respeitar. Falar sobre limites, sobre o preconceito, sobre o tema de inclusão de forma clara e objetivo pode fazer com que os alunos aprendam e pratiquem o que foi ensinado.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES

Contação de histórias: esta é uma forma antiga de ensinar muitas coisas para os pequenos. Estimular a imaginação, a interpretação e o senso crítico, permite que possamos explorar atividades inclusivas com os alunos, como um teatrinho sobre uma história de inclusão;

Desenhar o corpo: para esta atividade será necessário cartazes com tamanhos grandes para que caiba o aluno. A professora pode desenhar o corpo do aluno no cartaz, ou, em grupos, as crianças podem se desenhar. Após, a professora conversa com eles sobre os tamanhos, as cores de pele, o tamanho das mãos, dos cabelos e outras diversidades. Desta forma, pode entrar no assunto de inclusão social.

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