Projeto Folha na Escola 2022 inicia com o tema sustentabilidade

O principal objetivo é incentivar a leitura e conscientizar os alunos

Esther Kremer

Este ano, o Projeto Folha na Escola 2022 tem como tema principal a sustentabilidade. O projeto atua nos municípios de Irati, Fernandes Pinheiro e Imbituva, com os alunos dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. O principal objetivo é incentivar a leitura, despertar o senso crítico e conscientizar os alunos, fazendo relação com o tema escolhido.


Sobre o tema: você sabe o que é sustentabilidade?
É uma forma de viver o presente sem afetar as próximas gerações, cuidando do meio ambiente, do desenvolvimento econômico, de promover a diversidade e o respeito com todos a sua volta. Veja algumas atitudes que você pode tomar para ajudar a mudar o mundo:
• Ser ecologicamente correto, ou seja, tratar o meio ambiente com respeito, separar o lixo, não desperdiçar água ou muita energia, cuidar dos animais, entre outros;
• Ser economicamente viável, isso significa que você pode ajudar a conscientizar as fábricas e outros pequenos negócios a buscar formas de não agredir o meio ambiente com o seu trabalho;
• Ser justo com todos, ter direito a uma educação de qualidade, boas condições de trabalho, respeitar todas as pessoas a sua volta independente das diferenças, desta forma, você estará contribuindo para um mundo melhor.

Além de diversos assunto que vamos trabalhar neste ano, e dos concursos que iremos realizar, não podemos esquecer que estamos enfrentando uma pandemia e os cuidados não podem parar, é importante manter o distanciamento social, o uso do álcool gel e também da máscara.

Fase municipal do Concurso Cultural de Redação desenvolvido pelo Projeto Folha na Escola, em 2021 – Foto: Arquivo Folha

“O projeto teve uma excelente adesão por parte dos professores e dos alunos. Nós percebemos a importância do Folha na Escola uma vez que estimula a leitura, não apenas dos alunos. Não teria como não dar continuidade em 2022”
Zaqueu Bobato é o secretário de Educação de Imbituva

“O projeto é maravilhoso, envolve as famílias e as crianças, é uma forma de interagir, isso sim é importante. Sem dúvidas, é essencial para os municípios”
Cleonice Schuck, prefeita de Fernandes Pinheiro

“É um projeto muito importante, os jornais que chegam para os alunos servem como instrumento pedagógico. Para nós, só veio para somar e vamos continuar este ano”
Jandira Terezinha Girardi, secretária de Educação de Irati