Qualidade de Vida é fundamental para reforçar o aprendizado

O ambiente favorável é crucial para que a escola possa executar seu principal papel que é formar bons cidadãos para o futuro

O cotidiano em uma escola envolve muito mais que a rotina de sala de aula e do aprendizado. Por vezes, o ambiente ao redor dos alunos, professores e colaboradores determina a qualidade nos métodos de ensino-aprendizagem e das relações professor-aluno. Com a necessidade de voltar o foco para educação, que é o caminho mais curto e talvez o único, para a avanço social, econômico e cultural, precisamos evidenciar os pontos que perfazem esta complexa composição de qualidade de vida no ambiente escolar e entendermos melhor o que compõe este entendimento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o termo Qualidade de Vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Traduzindo isto para o ambiente escolar, o aluno precisa compreender seu papel como cidadão em aprendizado e traçar um paralelo de como se aproveita deste ambiente para alcançar seus objetivos de vida.

O projeto Folha na Escola deste ano, busca aprofundar estas intervenções, além das atividades de leitura e produções de texto, com ações que auxiliem os alunos a percorrer este caminho, encontrando nos temas abordados, evidências e soluções para possíveis dúvidas e insuficiências que possam atrapalhar seu desenvolvimento.

Estas ações terão enfoque nas questões mais comuns no âmbito escolar, como sedentarismo, bullyng e dependência tecnológica e serão desenvolvidas por meio de atividades recreativas, festivais culturais e teatrais, palestras com especialistas no tema, além das sugestões do próprio corpo docente envolvido, que poderá sugerir atividades que completem o programa.

 

OPINIÃO

Frederico Ruva Neto (Ico), chefe NRE de Irati

 

“O projeto Folha na Escola é uma ferramenta importante para estimular a leitura. O Projeto leva informação para professores, alunos e país contribuindo na formação crítica do indivíduo contribuindo com métodos que estimulem a melhorar a qualidade de vida desde a sua infância”.

Frederico Ruva Neto (Ico)

Chefe do Núcleo de Educacão e professor de Educação Física