Regras, direitos e deveres no trânsito

As leis de trânsito precisam ser respeitas por motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres

Esther Kremer

Você sabe o que é o trânsito? É um espaço público e coletivo onde acontece um grande movimento de carros, motos, pedestres e animais. Mas assim como em diversos lugares públicos e privados da nossa cidade, no trânsito também temos deveres e direitos que precisam ser respeitados. Quando as regras não são cumpridas os acidentes acontecem e podem causar grandes consequências. Seja um ótimo ajudante no trânsito e não desrespeite as regras.

Quem é quem no trânsito?

Pedestre – é a pessoa que circula pelas ruas a pé e também precisa respeitar as regras, como: atravessar sempre na faixa de pedestres; respeitar a sinalização de trânsito e só atravessar uma via na presença do sinal vermelho; atravessar sempre em linha reta, sem correr pela via; não atrapalhar o fluxo de carros e motos. Os direitos dos pedestres também devem ser respeitados por todos, quando uma pessoa estiver atravessando a via sobre as faixas de pedestres ou quando o semáforo estiver vermelho, ela tem prioridade de passagem.

Motorista – é quem dirige algum veículo, podendo ser carro, caminhão, ônibus, etc. Para se tornar um motorista, precisa ter 18 anos ou mais e possuir a carteira de habilitação, sem ela, não é possível dirigir. Para conseguir uma carteira de habilitação, também conhecida como CNH, é necessário realizar um curso de direção e ao final deste, realizar um teste para saber se aprendeu tudo direitinho. Os motoristas precisam conhecer as leis de trânsito e respeita-las muito bem, desta forma, evitam acidentes e é possível conviver em um ambiente com harmonia. Um dos deveres mais importantes para o motorista é não ingerir bebidas alcoólicas enquanto dirige, pois isto pode causar um grave acidente.

Ciclista – é quem circula pelas vias de bicicleta. Em algumas cidades, o ciclista tem a sua própria via e precisa respeitar as regras também. O ciclista deve andar no sentido dos veículos e quando estiver em grupo, deve pedalar em fila única, ou seja, em fila e um atrás do outro.

Motociclista – é quem dirige moto. Para dirigir uma moto, também é necessário possuir carteira de habilitação e passar pelo mesmo curso que o motorista de carro. É obrigatório o uso de capacete e assim como os motoristas de carros, não se deve consumir bebidas alcoólicas e dirigir. O mais importante é pilotar a moto com muita atenção e respeitar ao máximo as leis de trânsito, os motociclistas estão mais expostos caso aconteça algum acidente, por isso, cuidado redobrado.