Em final alucinante, Anata FC é campeão do Campeonato Masters de futebol

AA Alvoradão foi o vice-campeão fazendo uma grande partida, chegando a estar na frente do placar
(Foto: Paulo Dissenha)

No sábado (27), aconteceu a finalíssima do Campeonato Masters de futebol, no Estádio Coronel Emílio Gomes. Este ano a competição homenageou Augusto Tucholski (Gútio) e teve a participação de oito equipes. Anata FC e AA Alvoradão protagonizaram uma disputa digna de decisão, com direito a gol logo no início, viradas, polêmicas e título no último lance. O árbitro principal foi Romildo Kanarski, seus auxiliares foram Gustavo Kucharski e José Carlos de Paula e o representante Amilton Adão Gerva. Os atletas que participaram deste grande jogo, além de terem construído grande parte da história do nosso futebol local, pareciam querer evidenciar ao público presente e todos que acompanharam de suas casas, pelas transmissões dos companheiros de imprensa, que não existe idade para fazermos aquilo que gostamos, sentir e produzir emoções a todos que amam o esporte.

RESUMÃO

O mau tempo não atrapalhou o brilho da decisão, a chuva que mais importou foi a de gols, Laquinho já abria o placar para o Alvoradão aos 7 minutos, com um lindo chute de fora da área que encontrou o ângulo do goleiro Funha. O Anata imediatamente revidou, trocava muitos passes em frente a área da defesa, que só conseguia parar as jogadas com falta. Em uma delas, Aldrovani começava a mudar o rumo da partida, meteu a bola na gaveta, furou a rede e deixou todos com a “pulga atrás da orelha” se havia ou não sido gol. De fato, não foi gol, foi um golaço que igualou a disputa aos 23 minutos. Ele não parou por aí, aos 29, recebeu uma bola esticada pelo lado direito, limpou e chutou quase sem ângulo, acertando a bochecha contrária da meta do goleiro Caranga, que nada pôde fazer. Terminava a primeira etapa com o placar de 2 a 1 para o Anata.

No segundo tempo, o Alvoradão voltou disposto a igualar a partida e partiu com tudo para cima do Anata. Logo aos 4 minutos, em bola alçada na área que escorregou das mãos de Funha, o artilheiro da competição Binho, bem colocado, recebeu de André dentro da pequena área e estufou a rede, empatando a partida. O jogou seguiu bastante equilibrado, o Alvoradão tocava bem a bola e o Anata explorava a velocidade de seus atacantes com lançamentos longos, um deles encontrou Marcinho, que escapou da marcação e invadiu a área, Palmito tentou pará-lo, mas errou o carrinho e acabou cometendo pênalti. Aldrovani, em tarde iluminada, aos 21 minutos converteu a cobrança e marcou seu terceiro, colocando mais uma vez o Anata na frente. O Alvoradão não se abateu e seguiu com paciência e excelente toque de bola, até encontrar espaço para a finalização. André tremeu o travessão num chute de longe, que rebateu e sobrou para Binho, evidenciando seu oportunismo, só colocou pra dentro de cabeça, colocando outa vez o Alvoradão na disputa aos 25 minutos.

Daí em diante, o ritmo que já era alucinante, ficou absurdo. Os experientes jogadores não demostravam cansaço e foram várias chances de gol para ambos os lados. O goleiro Caranga operou três milagres seguidos em investidas de ataque do Anata e quando o jogo já parecia se encaminhar para decisão por pênaltis, aos 47 e meio, após cruzamento de Tuca, Aldrovani pegou de voleio, Caranga espalmou e a bola sobrou limpa para Marcinho, que a "queima roupa", marcou o gol do título do Anata definindo o placar em 4 a 3.

O CAMPEONATO

O certame foi organizado pela Secretaria de Esporte e Lazer de Irati, contou com a arbitragem da Associação de Representantes e Árbitros de Irati (ARAI) e teve início no dia 2 de fevereiro. 212 atletas e 15 dirigentes construíram esta edição. Foram 34 partidas disputadas e 164 gols assinalados, com média de 4,8 por partida. O artilheiro da competição foi Fabiano Bastos (Binho) com 10 gols e o goleiro menos vazado Altemir Ribeiro Júnior (Funha) sofrendo 13. Foram apresentados 111 cartões amarelos e 11 vermelhos. A equipe que ficou na terceira colocação foi o Estrela Azul do Assunguí, participaram ainda, Guarani EC, AA Canisianas, Cruzeiro do Sul, ADL Masters e Juventus FC.

Confira o vídeo de como foi o encerramento:


Veja Também