Guto Silva visita Irati e fala da retomada da economia na região

O secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, esteve na Associação Comercial Empresarial de Irati (ACIAI), na quarta-feira (21), com o intuito de transmitir uma mensagem do governador do estado, Ratinho Junior, às lideranças regionais.

No retorno das atividades e retomada da economia, segundo Silva, o governo do estado tem projetos de emprego para a região de Irati, que serão colocados em prática o mais rápido possível. O principal foco estará nas obras públicas como retorno de emprego rápido e geração de renda em cada cidade, assim como um olhar especial para o agronegócio que é tão importante na região.

“A ideia é apresentar o que o governo está pensando, para que as entidades empresariais e políticas possam trabalhar de uma forma conjunta. Hoje, na ACIAI foi exposto o principal eixo que o governo vai trabalhar que são as obras públicas como retorno de emprego rápido e o estímulo do consumo no comércio local, que gera emprego e renda, permitindo que o dinheiro fique na cidade. Também, tratamos do agronegócio, que é tão importante na região, se o agronegócio vai mal o comercio vai mal também”, disse o secretário.

Guto também visitou o Núcleo Regional de Educação, vendo os resultados do IDEB em Irati e região. Passou pela Moageira, que é responsável pela fabricação de farinhas e tem um papel importante na economia regional.

O presidente da ACIAI, Elias Mansur, destacou as ações que a associação tem tomada durante a Pandemia para fortalecer o empreendedor e estimular o comércio local. "A ACIAI não parou, buscamos dentro das possibilidades criar uma rede de apoio junto com o poder público para que o comerciante pudesse enfrentar esse período. Também, reforçamos nossos atendimentos aos empresários", destaca Mansur.

Durante o evento, o presidente entregou ao chefe da Casa Civil, um documento com algumas pautas do Fórum de Desenvolvimento Econômico de Irati, entidade não governamental e apartidária, que tem por objetivo promover estratégias de desenvolvimento, capazes de alavancar os índices socioeconômicos e de qualidade de cidade de Irati e região.

O secretário analisa os pontos positivos e negativos da pandemia e como o Paraná se saiu diante desta situação que abalou tanto a saúde, quanto a economia. “A pandemia resultou no aprendizado de como melhorar o desempenho da gestão pública, economizamos em algumas áreas. O grande vitorioso da pandemia é a população do Paraná que ajudou e contribuiu, tendo destaque nacional, não dá para dizer que tem vitória, porque foi muito ruim viver o que todo mundo viveu. Mas em relação ao Paraná com outras regiões temos um maior desempenho. O que fica é isso, o aprendizado de que podemos melhorar mais o desempenho da máquina pública”, ressalta Silva.

Comentários estão fechados.