Reforma da Escola Olavo Anselmo Santini é entregue

Espaço recebeu diversas melhorias em vários setores
Autoridades locais e estaduais prestigiaram a inauguração da reforma (Foto: Assessoria PMI)

Na manhã de quinta-feira (15), foi realizada a cerimônia de entrega das reformas na Escola Rural Municipal Olavo Anselmo Santini, em Rio do Couro. O espaço passou por completa revitalização e o total de investimentos chegou próximo de R$ 204 mil, com recursos provenientes do Governo do Estado do Paraná, através do convênio 086/2018 firmado pelo Município junto ao Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (FUNDEPAR), com apoio do deputado estadual Artagão Junior. No mesmo prédio, também funciona o Colégio Estadual de Rio do Couro.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, parabenizou em especial a equipe das instituições de ensino citadas, entre professores, coordenadores e funcionários, em especial aos diretores Lucio Daneliv, da Escola Municipal, e Sônia Cristina de Mello, do Colégio Estadual, pelo bom trabalho desempenhado na gestão educacional da localidade, destacando ainda a recente conquista do 3º lugar na 66ª edição dos Jogos Escolares do Paraná. Em seguida, Derbli fez a entrega de uma placa em homenagem ao vereador Hélio de Mello, parlamentar que buscou os recursos para a reforma. “Vocês têm, além de um excelente professor, também um grande vereador, representando toda esta comunidade”, reconheceu Jorge.

O atual presidente da Câmara Municipal de Irati, vereador Nei Cabral, enalteceu a dedicação e o trabalho do vereador Hélio de Mello, que lhe antecedeu na Presidência da Casa de Leis. “Ele foi buscar o recurso, pediu ao deputado estadual Artagão Junior, pediu ao Governo do Estado do Paraná, e este recurso veio para Irati. Depois, entrou no expediente do Legislativo o Projeto de Lei nº 046/2018, e novamente o vereador Hélio falou com as Comissões e com os demais parlamentares, tratando sobre a importância do PL, até a aprovação da matéria”, citou Cabral.

O vereador Hélio de Mello enalteceu a presença de todas as autoridades, sobretudo o prefeito Jorge Derbli, a primeira-dama Maria de Fátima e a secretária de Educação, Rita Almeida, tecendo diversos agradecimentos ao suporte que a administração municipal tem dado às comunidades atendidas pela escola e outras, ressaltando a importância do deputado estadual Artagão Junior na intermediação do recurso destinado à Irati para a reforma.

Segundo a engenheira civil Osnessa Souza, da Secretaria Municipal de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo da Prefeitura de Irati, que ficou como responsável técnica pela fiscalização da reforma, “as obras começaram em dezembro do ano passado e foram concluídas em julho deste ano”.

A empresa contratada para os reparos de engenharia foi a Construtora Luz e Luz LTDA, que trabalhou na edificação de aproximadamente 2.500 metros quadrados, dividida em área de blocos com 1.358,20 m², e quadra de esportes com 1.100,00 m². Aproximadamente 230 crianças, entre os alunos da rede municipal e estadual, se utilizam daquele espaço escolar.

Entre as benfeitorias realizadas estão a troca de todo o telhado da escola, substituição das instalações elétricas, novo piso em três salas de aula, calçadas na quadra, instalação de calhas na quadra, substituição de três portas, substituição do beiral, fechamento do saguão de entrada com colocação de portas e nova pintura.


Veja Também