Ordem de serviço para regularizar mais de mil imóveis é assinada

Foto: Assessoria Cohapar/Autoridades locais e da Cohapar explicaram aos moradores o processo da regularização fundiária Na tarde desta quarta-feira (26),

Foto: Assessoria Cohapar/Autoridades locais e da Cohapar explicaram aos moradores o processo da regularização fundiária

Na tarde desta quarta-feira (26), a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) realizou uma reunião com moradores para explicar o processo de regularização fundiária, que vai atender 1089 famílias do município. Na ocasião, foi assinada a ordem de serviço da empresa contratada, e também lançado mais um condomínio habitacional para Irati.

A empresa vencedora foi a Japel, que prestará os serviços de soluções fundiárias. Segundo o prefeito Jorge Derbli, os trabalhos se iniciam nos próximos dias, com reuniões com os moradores pré-cadastrados, e a empresa fará as medições de terrenos. A previsão é que todas as famílias do programa tenham sua escritura no prazo máximo de um ano.

Para Derbli, a regularização vai melhorar a situação das famílias. Nos sentimos muito felizes hoje com a assinatura de mais esse convênio com o Governo do Estado e com a Cohapar, onde vamos resolver a situação da escritura pública e do registro do imóvel de 1089 famílias. É um projeto muito bom do Governo, e nós tivemos a felicidade de, junto com a Câmara de Vereadores, reivindicar com a Companhia e conseguir esse investimento, disse. Segundo ele, as famílias esperam pelo documento por mais de 20 anos.

A dona Helena Silva, participou da reunião e comentou sobre o que foi discutido. Está ruim hoje, porque a casa não é nossa, nem o lote. Quero que seja meu de verdade, porque assim não adianta. Eu prefiro pagar e ter o meu lote. Por isso vou atrás até eu conseguir, destaca. Dona Helena mora no bairro Vanderneut, e há muitos anos ela espera pelo título da propriedade. Agora irá procurar o poder público para realizar a escritura.

O presidente da Cohapar, Nelson Justus, também comentou sobre a melhoria na vida das famílias. Melhor do que explicar é assinar o contrato, porque é a certeza dessas 1080 famílias, que já tem a empresa contratada, e daqui se inicia o serviço. A gente aproveitou essa vinda aqui em Irati para explicar como vai funcionar esse processo, como essas famílias passaram a ter esse título de propriedade, e lançar mais um residencial para o município, comenta.

O presidente também destaca o trabalho em conjunto para trazer os programas da Companhia para a região. Graças a Deus os prefeitos aqui da região tem feito o dever de casa. E aquilo, o prefeito procurando a Cohapar, trazendo bons projetos, trazendo essa demanda, nada mais justo do que a gente honrar com o nosso cargo e com a nossa missão e dar o retorno, destaca.

O diretor de projetos da Cohapar, Orlando Agulham, também esteve presente na reunião e comentou sobre os investimentos na região. Foi um trabalho onde a prefeitura interferiu, construtora, Cohapar, Governo do Estado, todo mundo para que desse certo. Dependíamos do prefeito, Câmara de Vereadores e fomos muito bem a tendidos. Estamos buscando fortalecer, não só Irati, mas a região como um todo, observa

Foto: Assessoria Cohapar/Na reunião também foi lançado o novo Condomínio Residencial para Irati

MAIS INVESTIMENTOS

Durante a reunião também foi lançado o Condomínio Residencial Cohapar, que serão mais 192 unidades habitacionais construídas no município. De acordo com o diretor de projetos o valor será de R$135 mil, financiável. A princípio eram apenas para servidores públicos, mas foi aberto ao público em geral.

Os apartamentos serão de  53,62 metros quadrados. E no condomínio terá área de lazer com piscina, churrasqueira, academia ao ar livre, quadra de areia, e mais churrasqueira na varanda. No total, mais de 500 unidades habitacionais serão construídas em Irati, que foram anunciadas neste ano.