Câmara de Irati solicita manutenção de vias urbanas e melhorias em escola

Assessoria Câmara Municipal de Irati

Foi realizada na noite do dia 2 de maio, a 12ª Sessão Ordinária do 1º Período do 3º Ano da 27ª Legislatura. Durante o Expediente, um novo projeto de lei do Executivo e quatro indicações dos vereadores foram apresentadas. A convite do Presidente José Ronaldo Ferreira, a Tribuna Popular foi utilizada pelo Prefeito Jorge Derbli, que discorreu sobre a situação da saúde pública do município.

   No Expediente foi lido o Projeto de Lei nº 020/2023, que altera a Lei nº 4231/2016, que dispõe sobre o uso e ocupação do solo urbano e rural do Município de Irati, acrescendo o parágrafo terceiro, ao artigo 26, da referida lei. A referida matéria já lida, foi encaminhada às Comissões Competentes da Casa, que deverão emitir os pareceres.

  Também foi lido no Expediente, a indicação do 1º Secretário Alcides Cezar Pintoque solicitou melhorias na Rua dos Canários, no bairro Alto da Lagoa. Segundo o morador Sr. Douglas, a mencionada via encontra-se em péssimo estado de conservação, necessitando de manutenção urgente. Alcides também sugeriu melhorias na Rua Alzira Sembay Choma, no bairro Alto da Glória II, pois conforme os moradores, a referida via encontra-se intransitável por falta de manutenção.

   O vice-presidente Dr. Joao Henrique Duarte solicitou a realização de melhorias na Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, situada no Distrito de Guamirim: – construção de uma rampa que garanta a acessibilidade dos alunos cadeirantes ao refeitório; – instalação de uma rede na quadra de esportes oferecendo mais segurança aos alunos durante as práticas esportivas; – instalação de tampas nas fossas existentes no pátio da escola. “O pedido é uma reivindicação de toda comunidade escolar, e se atendido, proporcionará um ambiente com mais acessibilidade, qualidade e, acima de tudo, segurança para alunos, pais, professores e funcionários”, alertou.

   Dr. João também pediu ao Executivo esforços para edificação de uma nova sede à Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki, no Distrito de Guamirim. “O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida e educação aos estudantes que frequentam esta instituição de ensino, tendo em vista que, atualmente, a mesma funciona em dualidade administrativa com o Colégio Estadual do Campo Nossa Senhora de Fátima”, solicitou.

ORDEM DO DIA

   Na Ordem do Dia, em segunda votação, foram aprovados os Projetos de Lei do Executivo nº 006/2023, que institui o Programa “Porteira Adentro”, de fomento e incentivo ao produtor rural; nº 018/2023, autoriza o Executivo a efetuar abertura de crédito adicional especial no Orçamento do Município de Irati, para o exercício de 2023 e o nº 019/2023, que autoriza o Executivo a contratar Operações de Crédito com a Agência de Fomento do Paraná S.A.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.