Eleitor terá intervalo de tempo para conferir voto na urna

Folha de Irati e Agência do Senado

TRÊS SEGUNDOS

Este ano, o TSE implantou uma novidade no momento da votação. Quando se digita o número correto do candidato deve aparecer o nome, número e foto, e o eleitor vai aguardar três segundos para corrigir ou confirmar. O eleitor deve ficara atento e verificar se o candidato escolhido é o correto, caso não seja, ele deve conferir. Esse é um tempo a mais, para que a pessoa confirme, pois a primeira mensagem que aparece é “confira”, após conferir, ele deve “Confirmar”.

O eleitor votará cinco vezes no primeiro turno em 2022, e até duas vezes no segundo. Após cada voto, a urna impedirá a confirmação do voto por um tempo determinado. Será um tempo extra para que o eleitor revise o número digitado e possa corrigir o voto, se for o caso. A correção pode ser feita mesmo após a liberação do botão “confirma”.

UM ALERTA AOS ELEITORES !

Circula na internet um vídeo afirmando que o eleito perderá seu voto se apertar a tecla “confirma” no momento em que a urna exibe a mensagem “confira seu voto”. Essa informação é FAKE, e o TSE esclarece que a urna eletrônica só irá liberar o voto após um segundo do preenchimento por completo dos números dos candidatos escolhidos pelo eleitor. A mesma regra vale para os votos em branco e também para a correção de algum dígito. Para sabe mais, assista ao vídeo abaixo e fique por dentro das novidades:

Servidor José Carlos Lúcio Maia, da 130ZGO, ensina nova funcionalidade da Urna Eletrônica – Fonte: Dicas de Eleitoral: Alan Jefferson e Célio Caixeta

Saiba como funciona quando o eleitor comparece as urnas, mas não vota!

Fonte: Dicas de Eleitoral: Alan Jefferson e Célio Caixeta

Entenda como funciona o voto parcial

Fonte: Dicas de Eleitoral: Alan Jefferson e Célio Caixeta

Agência Senado

​As urnas eletrônicas terão um intervalo de tempo para que o eleitor possa conferir o seu voto antes da confirmação. A novidade para as eleições de 2022 foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 07 de setembro. O objetivo é reduzir os votos equivocados.

— [O intervalo] foi introduzido para estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer — explicou Rodrigo Coimbra, chefe da Seção de Voto Informatizado do TSE, ao portal de notícias do tribunal.

A mudança já foi incorporada ao simulador de votação do TSE.

A ordem de preenchimento dos cargos na hora da votação começa pelo voto para deputado estadual ou distrital, seguido por deputado federal, senador, governador e presidente. No caso de segundo turno, o primeiro voto é para governador e o segundo, para presidente.

O primeiro turno das eleições acontece no dia 2 de outubro. O segundo turno, se houver, será no dia 30 de outubro.​

https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/09/09/urna-tera-intervalo-para-eleitor-conferir-voto

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.