Morre o prefeito de Guamiranga em decorrência da Covid-19

Morreu na manhã desta quarta-feira (16) o prefeito de Guamiranga Marcos Chiaradia. Ele estava internado desde o dia 25 de maio no hospital Bom Jesus, em Ponta Grossa. Deste tempo, os últimos dias foram na UTI. Marcos era filiado ao PSL e tinha 57 anos. O prefeito em exercício, Marcelo Leite, decretou luto de cinco dias. 

Chiaradia tomou posse no dia 1º de maio, junto do vice Marcelo Leite, que agora está no cargo em exercício, após uma incansável luta para confirmar o mandato. Venceu a eleição com 1651 votos.  Logo após a posse, ele foi a cidade de Chapecó, em Santa Catarina, conhecer o sistema que baixou os casos ativos de Covid na cidade. Depois da visita, implantou em Gumiranga o protocolo de teste rápido e atendimento precoce, com o qual conseguiu baixar o número de casos ativos. 

Mas por infelicidade do destino positivou para Covid no dia 18 de maio ao realizar teste rápido, que ele mesmo tinha implantado. Tão logo soube do resultado, passou por consulta e fez isolamento em casa. O quadro agravou-se e, no dia 25, foi internado no hospital, onde ficou por 21 dias e veio a falecer.  

O seu enterro será às 16h no cemitério de Guamiranga. 

A AMCESPAR  publicou nota de pesar pelo falecimento do prefeito. Junior Benato diz que é uma perca não só para Guamiranga, mas para toda a Amcespar a liderança de Chiaradia. “Participei da posse e testemunhei a vontade de fazer de Guamiranga uma cidade melhor a cada dia. Marcos estava cheio de vontade e dinamismo para fazer uma administração brilhante”, disse. “Fica nosso sentimento e nosso respeito à família e a toda a população do município”, finalizou. 

Também, a prefeita Cleonice Schuck, presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, manifestou o sentimento pelo falecimento do prefeito. “A Covid tem nos tirado pessoas aguerridas e com disposição para transformar as cidades. O Marcos era uma dessas pessoas. Nós também estamos de Luto”, disse Cleonice. 

O deputado Emerson Bacil, do qual Chiaradia era próximo, disse nas redes sociais: “É com muita tristeza que recebo a notícia do falecimento do meu amigo Marcos Chiaradia prefeito de Guamiranga. Ele é mais uma vítima da Covid-19. Que Deus te receba de braços abertos no céu meu amigo, vai em paz. Desejo força aos familiares e amigos neste momento de luto”.

O presidente da Câmara de Guamiranga, André Possebom, disse que enquanto esteve prefeito de Guamiranga pode trocar muitas experiências com Marcos, que ficarão marcadas em sua vida. “Marcos estava cheio de entusiasmos para fazer uma administração marcante”, disse André.   “Em nome da Câmara de Vereadores, deixo os sinceros sentimentos à família Chiaradia. Que Deus o receba de braços abertos”. 

Também, a deputada Leandre Dal Ponte lamentou a morte de Chiaradia. Ela comenta que recentemente estiveram juntos tratando de assuntos voltados a saúde do município.

O deputado Alexandre Curi lamentou, na manhã desta quarta-feira (16), o falecimento do prefeito de Guamiranga, e afirmou que Marcos do Povo – como era conhecido no município – era um homem íntegro e humano, que não media esforços para atender a população de Guamiranga e que fará muita falta.

“Nossa última conversa, aconteceu há algumas semanas, na inauguração da pavimentação do trecho entre Irati e São Mateus do Sul. Tínhamos bons projetos pela frente. Perdi um grande amigo. Minhas sinceras condolências à família e amigos”, disse o deputado Curi.

Nota de Pesar

A Diretoria Executiva da Associação dos Municípios do Centro Sul do Estado do Paraná (AMCESPAR), em nome de todos os Prefeitos das municipalidades que integram a entidade regional, manifesta sua SOLIDARIEDADE com a família de Marcos Chiaradia pelo falecimento ocorrido no dia 16 de junho de 2021.

As condolências são extensivas aos amigos, colegas e toda população de Guamiranga, nesse momento de profunda dor e pesar, pela perda daquele que iniciava sua trajetória frente ao executivo municipal com força de vontade e dinamismo à altura do cargo que buscava exercer. 

Nesse momento de perda irreparável que rogamos a Deus o conforto espiritual a todos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.