Reunião no Tribunal de Justiça discute construção do novo Fórum em Irati

Uma comitiva integrada se reuniu nesta quinta-feira (04/05) com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, para tratar da construção do novo Fórum da Comarca.
Estiveram presentes o vice-presidente da OAB Paraná, Fernando Deneka, o presidente da Corte, o desembargador Luiz Fernando Keppen, o prefeito Jorge Derbli e a vice Ieda Waydzik, Dawber Gontijo (Juiz de Direito Vara Criminal e Infância e Juventude), Dra. Iêda, Dra. Amanda Vaz Cortesi Von Bahten (Juiza de Direito 1ª Vara Judicial), Juiz de Direito 1ª Vara Judicial, Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen (presidente do TJPR), Desembargador Maciel Rotolli de Macedo, o chefe de gabinete da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa, Coronel Taborda, Tiago (servidor do fórum de Irati), Mario Angelo Pianaro (presidente da OAB Seccional De Irati), Pedro Queiroz, Dr. Fernando Eugênio Martins de Paula Santos Lima (ex-presidente da OAB Irati e Juiz de Direito da 4ª Vara Judicial), Paulo Vitor (servidor chefe das secretarias cíveis de Irati), Dra. Carla (procuradora do município), Luiz Augusto P. Domingues (ex-presidente da OAB Irati e o ex-conselheiro estadual), juiz Dr. Carlos Faísca Nahaz (Juiz de Direito 2ª Vara Judicial), Luis Fernando Nandi Vicente (Juiz Substituto 33ª Seção). Além de representantes locais do Judiciário, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil.
Deneka destacou a importância da nova sede da justiça estadual na Comarca de Irati. “A obra irá beneficiar não só a comunidade jurídica, mas a população em geral”, frisou.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, esteve presente e comenta sobre o projeto. “O projeto anterior foi readequado, e agora vai passar para 2.500 m², com a possibilidade de expansão, porque a construção será feita em blocos. Inicialmente sugerimos a construção próximo a secretaria de educação, mas nós vamos apresentar as opções de outros terrenos, pois o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná se comprometeu em vir até Irati para visitar as áreas do município e ver a viabilidade da construção em área mais compacta. A construção deve começar ainda nesse ano”, disse.
“Já temos um terreno doado para o Tribunal de Justiça, e ele fica justamente entre a Secretaria de Educação e o Ginásio de Esportes, que não foi finalizado. Agora vamos em busca de uma área menor, de 5.000 m², porque ali tem 10 mil, para conseguir fazer a construção do fórum e não sobrar muito terreno”, finaliza o prefeito.
O presidente Subseção de Irati, Mário Cezar Pianaro Angelo, explicou que o pleito da advocacia é antigo. “Há registros de pedidos da advocacia desde 2007. As instalações atuais são pequenas, não comportam a estrutura”, disse.
“A Justiça Estadual em Irati hoje atende em dois endereços diferentes. Temos a vara onde funcionam os Juizados Espaciais e a Vara de Família, que fica separada do Fórum, em um imóvel alugado pelo TJ. Isso gera confusão das partes e dificuldades de descolamento”, prosseguiu.
De acordo com Angelo, o presidente do TJ adiantou que a obra será realizada com a maior brevidade possível. “O novo Fórum vai proporcionar conforto e melhores condições de trabalho para servidores, magistrados e advocacia, uma vez que vai concentrar todo o atendimento em um imóvel único”, afirmou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.