TRE de Irati inicia preparação das urnas para eleições 2022

Jaqueline Lopes, com reportagem de Karina Ludvichak

Iniciou nesta sexta-feira (23) a carga e lacração das urnas eletrônicas no Tribunal Regional Eleitoral de Irati (TER). Os servidores farão os preparativos para verificar cada uma das mais de 200 urnas que poderão ser utilizadas nas eleições de 2022 em Irati e Inácio Martins, no dia 02 de outubro.

Serão dois dias de preparação, carga, identificação, teste de funcionamento, demonstração de votação acionada por aplicativo específico e a colocação de lacres para que não sejam violadas até a data da eleição. Na quinta-feira (22), foram geradas as mídias que serão inseridas nas urnas, com os locais de votação, eleitores e também os candidatos.

A cerimônia contou com o juiz Fernando Eugenio Martins de Paula Santos Lima, a promotora Maria Luiza Correa de Mello e o advogado Vinicius Laskoski, e foi feita a auditoria das urnas com uma mídia especial. De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Irati, Daisy Cler Filla de Oliveira, isso é realizado para que as autoridades possam verificar que a urna está operando da forma que precisa ser oficialmente registrada.

Juiz, promotora e um advogado de Irati participaram da cerimônia – Foto: Karina Ludvichak

Deysi ainda explica que a urna é segura e tem várias formas de provar, como a zerésima, documento emitido em cada seção eleitoral antes do início da votação, e comprova que não existem votos registrados na urna. Além das urnassorteadas no estado e enviadas para o TRE em Curitiba, onde é feito o acompanhamento e verificado que o resultado bate com o que foi inserido.

Ainda, Daysi esclarece que as urnas são confiáveis e seguras. “O mais importante é esclarecer que é um trabalho feito de forma responsável por todo mundo. A urna eletrônica não tem ligação com a internet, não tem como hackear, entrar nela e modificar o resultado. Isso é importante que as pessoas saibam. A urna eletrônica é muito segura”.

Os profissionais que farão a carga e lacração em Irati são: Sonia Maria Choeri, Tatiana Kuczirca Trindade, Lucas Alves Rault, Susan Emilin Silva, Kaio Gabriel Camilo, Ramon Batista Jarema, Enos Moises da Silva, Ana Beatriz Campanholo e Daisy Cler Filla de Oliveira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.