Confidencial

Barros e Cezinha Silvestre em Irati

Foto: Reprodução

Dois importantes gestores de cidades que despontam no Paraná estiveram em Irati nesta quarta (28), participando do Seminário de Negócios do Sebrae. Cezinha Silvestre, atual prefeito de Guarapuava, transformou a cidade e credenciou para um crescimento. Na foto, com o prefeito Jorge Derbli, o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, possui uma visão diferenciada da gestão pública. Momento de aprendizagem.

Rodrigo Hilgember candidato?

Contam as “bocas de matildes”, que um dinossauro da política pode voltar para a próxima eleição. Esperto, articulador e mago da política, o advogado, Rodrigo Hilgember, estaria, segundo rumores, se disponibilizando a enfrentar Jorge Derbli nas próximas eleições. Rodrigo tem tentáculos que podem trazer para perto vários figurões expressivos da política e líderes comunitários. Mas será que é fato?

Consequência

A possível disposição do ex-alcaide, Rodrigo Hilgemberg, em voltar à vida pública pode estar ligado ao distanciamento do ‘Clã dos Lucas’ do Paço 2 de abril. Esse distanciamento propicia que ideais em comum em retomar o comando do município comecem a ser articuladas e, no mínimo, deixem mais cara a disputa eleitoral do próximo ano. Isso ainda teria fundamento de que Odilon Burgath, após o bloqueio de bens que teve, desestimulou sua participação nos próximos pleitos.

Muller não é mais candidato

Segundo informações vindas do grupo do ex-prefeito de Teixeira Soares, Ivanor Muller, teria comunicado numa reunião de líderes políticos ligados a ele, que não será candidato nas próximas eleições. O fato não foi bem digerido pelo grupo, mas Muller teria, inclusive, já autorizado a levantar quem teria interesse em disputar a cadeira em seu lugar. É fato que a reunião aconteceu. O que não se sabe se isso é estratégia de Muller para sair de foco ou não.

Procurando candidato

A oposição ao prefeito Rodrigo Solda, em Rio Azul, está buscando um candidato para disputar a cadeira de prefeito. A bola da vez é o empresário, Rogerio Santos, que estaria sendo incentivado a disputar o pleito. Mas o tom da oposição é um: não aprovar nada que promova o mandato de Solda e fechar a oposição em torno de um candidato único. O nome de Santos na disputa mostra que está descartado o nome do médico, Zé Carlos, na disputa.

Destituída

A secretaria de Educação e Cultura de Rebouças, Rogéria Ducat, foi afastada de suas funções. O motivo, segundo o prefeito Zak em áudio pelo Whatsapp divulgado pelo Portal Notícias da Região, diz que houve uma denúncia de ter ocorrido um deposito de R$800, referente à locação do Centro Cultural do município. A secretária reconheceu o ocorrido na sua página na rede social, inclusive dizendo que o valor já foi depositado na conta da prefeitura.

Seriedade

O prefeito disse que a atitude de afastar a secretária foi em virtude dele e do vice, Fábio, não comungarem com atitudes como esta. Ainda se conta que o prefeito procurou o MP para se informar da forma correta de como proceder no caso. Para substituir Rogéria, foi nomeada a irmã, Rejane Ducat Melo – decisão que ocorreu, segundo o prefeito, entre o vice e professoras.

Ipcis iteres

O fato ocorrido em Rebouças foi similar ao fato que aconteceu em Paulo Frontin que acabou na cassação do prefeito da época. Lá, o secretário recebia por fazer um ‘caixinha’ com a locação do ginásio de esportes. Sem fazer nenhum juízo prévio, mas a declaração de Rogéria na sua página particular em redes sociais, afirma que já foi feito o depósito na conta da Prefeitura. Vamos aguardar os desdobramentos dos fatos.

Deixou Fernandes

O secretário de Administração de Fernandes Pinheiro, Fernando Matias da Silva, pediu exoneração do cargo. Fernando agradece o espaço que a prefeita Cleonice Schuk, lhe deu, mas optou por carreira na iniciativa privada. Fernando ainda agradeceu o vice, Fabio Jacomel, do qual foi próximo. Faz menção à equipe e também ao apoio da comunidade nas conquistas obtidas. Dinâmico, ele era responsável pelo desempenho de projetos importantes do município. Assim que comunicou sua saída, já recebeu convites de outras administrações para atuar, mas afirma que pretende desenvolver trabalho na iniciativa privada.

Com o presidente

O presidente da ADJORI, entidade que representa os jornais do interior do Paraná, participou esta semana do Café com o presidente Bolsonaro em Brasília. No café, o presidente reclamou da má vontade da mídia nacional em interpretar suas declarações sobre diversos assuntos. “Esse é o meu jeito de falar. Jeito que o povo entende. E não vou mudar”, ressaltou. “Estamos construindo uma rota diferente do passado. Nós temos tudo para dar certo. Precisamos de união”.

Retomando

O secretário de Planejamento de Irati, Joãozinho Almeida, comentou esta semana a retomada de várias obras que estavam paralisadas. Dentre elas, está o Centro Cultural do Guamirim, obra que teve atuação do então deputado, Eduardo Sciarra, e concluída por Roman. A previsão é de 30 dias para conclusão dos trabalhos. Outra que será licitada nesta sexta (30) é a Casa da Cultura que deverá ter os trabalhos retomados em breve.

Registro

O presidente da ACIAI e também do CACESUL, Elias Mansur, esteve no evento que concedeu a ordem de serviço para construção de um novo hospital em São Mateus do Sul. Na foto, Mansur posa ao lado do governador Ratinho Junior.

112 -Este é o número de obras e projetos em andamento em Irati

Quanto menos alguém entende, mas quer discordar -Getúlio Vargas

Retrato do desemprego

Foto: Nilton Pabis

A fila que se formou em frente ao SINE mostra a busca do cidadão iratiense pelo emprego. A fila é para uma entrevista à empresa Yazak que estará fazendo contratações nos próximos dias. A fila tem se repetido todas as semanas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.