Confidencial
Fiscalizando

Gabardo na câmara

Foto: Reprodução.

A vereadora Vera Gabardo (PV) foi empossada na sessão desta terça-feira (09), na Câmara de Vereadores de Irati. Ela assume no lugar do vereador Ailton Laroca do mesmo partido. Laroca está internado na UTI da Santa Casa de Irati, devido a complicação do Covid-19. A princípio, Vera, que é a segunda mulher a assumir uma vaga na Câmara, deverá permanecer por 45 dias no legislativo. Mas isto pode ser estendido por prescrição medica.  

Comércio Responsável 

O prefeito de Prudentópolis, Osnei Stadler e o vice Evaldo se reuniram com a secretaria Turismo e a Presidente do SINDILOJAS Cristiane, Elizete Lopes Bedin, que representa a Câmara da Mulher, e a Vice-presidente da ACIAP, Carolina Rech, para elaborar uma campanha de conscientização do comercio referente à pandemia. A campanha “Abertura do comércio responsável” busca mostrar ao comerciante e a população que se pode abrir o comercio na pandemia, desde que a normas no combate à Covid-19 sejam adotadas com rigor.  

Governador na região 

O secretário Sandro Alex, da SEIL, esteve visitando a obra de pavimentação que liga Irati a São Mateus do Sul. A obra atingiu os primeiros 18 km e, segundo o secretário, é possível que o Governador Ratinho Junior venha até o trecho para fazer a entrega do mesmo. Ainda é possível que o governador aproveite o momento para autorizar a elaboração do projeto da pavimentação entre Marmeleiro e Rebouças.  

Oportunidade

Foto: Reprodução

O Governador ainda pode aproveitar a oportunidade para anunciar algumas obras em outras cidades. Varias cidades tem obras para serem anunciadas, como a ordem de serviço em Irati de pavimentação em Gutierrez e a ordem de serviço do ginásio de esportes que está no Paraná Cidade. Ainda Fernandes Pinheiro, Inácio Martins e Teixeira Soares tem aguardam anúncios. Vamos aguardar para ver se a agenda será confirmada, até porque a pandemia não torna o momento propício.  

Cronograma do Hospital 

Em uma reunião na Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, na tarde da quinta (11), foi estabelecido o cronograma de reabertura do Hospital Municipal de Imbituva. A reunião contou com a presença da Deputada Federal Leandre Dal Ponte (PV), do prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, do diretor de Gestão em Saúde da Secretaria, Dr.cVinicius Filipak, e do diretor de Gabinete do secretário de Saúde, Beto Preto, Ian Sonda. A busca pela abertura do hospital é um passo importante para Imbituva e o prefeito Celso Kubaski colocou como uma das prioridades de sua administração, mas para isso o apoio é fundamental, tanto do governo do estado, quanto de deputadas com a envergadura de Leandre, que abre as portas para o Imbituva.  

Mudanças e estratégia

As eleições para o Governo do Estado e a Governo Federal não estão tão perto quanto as decisões estratégicas que já estão sendo articuladas para elas. Com o fim das coligações, os deputados terão que se acomodar em partidos com espaço para eleição. Mesmo com a distancia da janela, os arranjos já estão sendo feitos e devem mexer não só nas decisões do estado, mas com repercussões também nas politicas municipais.  

Ambulância 

Acontece nesta sexta feira (12) a entrega de uma nova ambulância para o Corpo de Bombeiros de Irati. A solenidade será as 13 horas nas dependências da corporação e quem fará a entrega é o deputado Emerson Bacil (PSL).  

Auxilio Emergencial 

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (10), em primeiro turno, a PEC que recria o auxílio emergencial à vulneráveis e institui mecanismos de ajuste nas despesas, como congelamento de salários de servidores. O sinal verde veio depois de o próprio presidente, Jair Bolsonaro, ter endossado, a contragosto do Ministério da Economia, uma tentativa de fatiar a PEC para deixar de fora parte das medidas duras. A investida acabou não vingando. O valor do Auxilio previsto será de R$250,00 e distribuído com mais rigor.  

  “O Brasil já tinha Bolsonaro e uma pandemia capaz  de dizimar a população. Era preciso tomar uma providência. Tomou. Agora tem a pandemia, Bolsonaro e Lula” - Lei de Murphy aplicada para o Brasil 

Outra Comissão 

Outro deputado paranaense eleito para uma comissão estratégica foi Aliel Machado (PSB). Ele assume a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). A comissão que Aliel vai presidir trata de situações que são a prioridade para o país, englobando a educação de qualidade para as pessoas mais simples, até a vacina que protegerá a população. A comunicação e a liberdade de imprensa, que passam por dificuldades e sofrem ataques constantes, também estão nas atribuições desta comissão.  

Inovação e desenvolvimento 

O Deputado e líder do governo Hussein Bakri (PSD) destacou aprovação de projetos para estimular a inovação e o desenvolvimento tecnológico no Paraná. São dois projetos de lei ligados ao setor de ciência, tecnologia e inovação paranaenses. Um deles, atualiza a Lei Estadual de Inovação, a partir de contribuições colhidas junto à comunidade científica pública e à inciativa privada (microempresas, startups e criadores individuais) através de redução das barreiras entre o público e o privado, em prol do desenvolvimento científico, tecnológico e econômico, permitindo a celebração de contratos de transferência de tecnologia, a prestação de serviços especializados e o compartilhamento de infraestrutura e capital humano. Para Hussein, a proposta vai equiparar a competitividade do Paraná aos estados que já implantaram o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Federal. 

Comissões estratégicas 

Foto: Reprodução

Nesta terça-feira (10) a deputada Aline Sleutjes (PSL) foi eleita a nova presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara Federal. A parlamentar, que está apenas no seu primeiro mandato, já comprova sua habilidade de articulação política e competência técnica. A comissão de Agricultura discute e vota projetos sobre política agrícola, crédito rural, pesca, cooperativismo, eletrificação rural, irrigação, pesticidas, questões fundiárias, alienação, concessão de terras públicas e todos os temas relacionados ao setor. 

Trabalho em Conjunto 

O prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski (PSD), está dividindo a responsabilidade da pandemia com a população. Na live que explicou o decreto em Rio Azul, ele, em uma forma de sensibilizar mais a população em evitar os contatos e a cumprir as regras, afirma que barrar a pandemia é um trabalho conjunto, tanto do poder público quanto da população. “Eu divido nesse momento a responsabilidade com toda a população para manter os cuidados”, disse Leandro.  

Ciclovias 

O prefeito Jorge Derbli estará em Ponta Grossa nesta sexta-feira (12) junto ao DNIT, para discutir a construção de ciclovias ligando o Riozinho a Vila São João. Derbli está muito empenhado na construção desta forma de organizar o trânsito da região, sendo a ciclovia uma destas etapas. Derbli argumenta que o trânsito na região já é volumoso e precisa implantar esta obra que ajuda a resolver o problema.  

Outra fase 

Jorge Derbli afirma que a fase que vive perante o Governo do Estado é outra. “Tenho sido muito bem recebido pelo Governo do Estado em todas as esferas. Recentemente, estive com o secretario Sandro Alex da infraestrutura discutindo obras importantes para Irati. Precisamos pensar na cidade”, comenta o prefeito. 

“40%” 

Percentual de realização da obra de pavimentação de Irati a São Mateus