Lockdown

O prefeito Jorge Derbli publicou na última quarta-feira (8) um dos decretos mais polêmicos de todos durante a pandemia. Nele determina o fechamento de todo o comércio nos sábados, domingos e feriados. Um decreto que por um lado polêmico, principalmente, pelo fechamento dos supermercados, mas que tenta mostrar o que a população não quer ouvir ou praticar, que é isolamento social. Para isso ele deixa implícito que as ações que vem praticando são descoladas das eleições que vem a frente. A ação do prefeito foi baseada em orientações do “Comitê de Crise” e também do provedor da Santa Casa, Ladislau Obrzut Neto.

Decisões difíceis

As decisões que vários gestores públicos têm tomado frente a da pandemia sempre são decisões difíceis. Elas não agradam a todos e como toda esta situação em que vivemos é nova e não há receita, é preciso ter o bom senso para tomar as decisões. Elas devem ser fundamentadas em orientações técnicas, porque se fosse dar ouvido ao povo seriam milhões de opiniões diferentes. E se for para errar, tem de ser o menos possível e sempre com a visão de poupar vidas.

Números

Os números estão a toda prova por aí. Várias pesquisas realizadas apenas para “consumo” estão na região. Em Rio Azul, por exemplo, colocou um balde água fria na oposição de Solda. Em Irati, números mostram que a reeleição é uma tendência e já é perceptível a mudança no clima político de adversários do proveito.

100 

Número de empregos que a empresa Kadesh vai gerar em Teixeira Soares

Encontro as claras

O prefeito Jorge Derbli se encontrou na semana passada com o pré-candidato a prefeito do PSD, Emiliano Gomes. O encontro foi na residência do contador, Francisco Cordeiro, mais conhecido como Chico da Vila. A conversa foi uma tentativa de composição, ou uma conversa mais amistosa nesta tentativa. Derbli e Emiliano estavam afastados desde que Gomes saiu da Secretaria de Industria e Comércio. Derbli diz que todas as conversas são saudáveis e melhoram o processo eleitoral. Resta saber quem propôs a conversa.

Improvável não impossível

Uma dobrada entre Derbli e Emiliano pode ser improvável. Isso porque com a pré-candidatura do jovem político, mas nem tanto, e sua saída da Secretaria que ocupava, deu espaço para que outros partidos como o PV, avançassem na busca de indicar um candidato a vice para Derbli. Ainda não há de se descartar o DEM que abrigou o vice, Amilton Komntski, que ainda pode pleitear o cargo. Tornar Gomes vice de Derbli pode fazer que Derbli perdesse apoios importantes do grupo que o rodeia. E ainda, tem a família Lucas, com quem Derbli ainda não conversou, mas… Política é política e tudo o que é improvável hoje pode ser possível amanhã.

Franco atirador

“O MDB de Irati terá candidato a prefeito nas próximas eleições”. Essas foram as palavras do advogado criminalista, Josué Hilgemberg. Conhecido do plenário do Júri onde atua, diz que é pré-candidato a prefeito de Irati. Segundo Hilgemberg, tem o apoio de João Arruda e outros membros do MDB estadual como do deputado, Anibeli Neto. O MDB tem um dos maiores tempos de rádio e Josué deve atuar na próxima eleição como “franco atirador”, papel que Odilon Burgath exerceu em sua primeira campanha a prefeito.

Franco atirador II

Josué não figura nas pesquisas de “consumo” realizadas até o momento. Isso até porque não tinha essa condição explícita. Dono de uma oratória teatral, Josué pode ser o elemento químico explosivo da próxima campanha. Como advogado criminalista tem a habilidade de contornar e reverter situações pela oratória e astúcia. Como franco atirador diz que não vai atacar ninguém, mas sua conduta não diz a mesma coisa. Recentemente, estava compondo uma dobrada com Odilon, mas declinou devido as fragilidades do candidato, disse o criminalista a este colunista.

Quantos Candidatos?

Irati pelo cenário atual pode ter até oito candidatos. O prefeito Jorge Derbli (PSDB), candidato natural à reeleição, Felipe (Cidadania) ou Rafael Lucas (PSC), que estão próximos ao governo, Emiliano Gomes pelo novo grupo do PSD, Odilon Burgath (PDT), representado da esquerda. Ico Ruva (PSL) formando um grupo alternativo e ligado ao presidente, Nelsinho Antunes e ainda alguém do PT que teria a missão de bater no prefeito. Agora surge mais Josué Hilgember (MDB), que deve figurar pelo momento na parte de baixo da tabela. Mas aí vem as coligações para o executivo que está permitida que diminui um pouco o número de jogadores. Porque senão vai ter gente passando vergonha com o número de votos. Porque decidir tudo no facão não dá!

Gerando emprego

O prefeito, Lula Thomaz, traz uma importante conquista para o município de Teixeira Soares, em seu aniversário. Pelas redes sociais ele anunciou a implantação na cidade da empresa Kadesh que atua na produção de calçados para o setor industrial. A geração de emprego atualmente é uma meta difícil e Lula consegue colocar em prática mais uma etapa de seu discurso. A previsão é de gerar 100 a 150 empregos diretos. A empresa será instalada no terreno que foi adquirido com recurso do Finisa.

Sem Covid

O governador Ratinho Jr (PSD) testou negativo para a Covid-19. A testagem aconteceu após um assessor testar positivo para o vírus. Esta foi a 3ª vez que o governador fez isolamento por suspeita de contrair o vírus. Agora, o governador já está cumprindo agenda normal. Quem retornou ao expediente foi o líder do governo na Assembleia, deputado Hussein Bakri, que foi infectado pelo vírus, mas já está de alta. No isolamento, agora, apenas o presidente Jair Bolsonaro, que após ridicularizar a pandemia foi contaminado.

Caráter

No fim de semana, o secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou que recusou convite de Bolsonaro para o cargo de Ministro da Educação. As informações são do portal Terra. Ele chegou a ser sondado para assumir o ministério, mas o presidente optou por outro nome. Agora, foi Feder que não aceitou o convite de Bolsonaro.

Plauto vai apoiar Paulik em PG

O empresário e ex-deputado Márcio Paulik, (SD), pré-candidato a prefeito, formalizou a aliança com o deputado estadual, Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). Como retribuição, Plauto quer o apoio a sua reeleição para o nono mandato consecutivo de deputado, em 2022. Com a definição da pré-candidatura do vereador, Ricardo Zampieri (Republicanos), à Prefeitura que até então era cotado como possível vice de PaulikI, a vaga fica em aberto. Embora PaulikI e Plauto concordem que o Democratas não precisa, necessariamente, estar na chapa, a vice deve ‘cair no colo’ do vereador, Sebastião Marinardes Júnior (DEM), que sonha com isso.

MP defende observação de decreto estadual

Segundo o MP-PR os municípios paranaenses devem atender as disposições previstas no Decreto 4.942/2020 (alterado, parcialmente, pelo Decreto 4.951/2020), editado pelo Governo do Estado na terça-feira, 30 de junho, e que estabeleceu medidas sanitárias mais restritivas para o enfrentamento da Covid-19, em todo o estado. O entendimento consta de Nota Técnica expedida nesta quinta-feira, 2 de julho, pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná, a todas as Promotorias de Justiça do estado com atribuição na área da saúde.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.