Vigilância em Saúde de Imbituva alerta sobre o combate a Tuberculose

Prefeitura de Imbituva

No dia Mundial de Combate a Tuberculose, a Vigilância em Saúde de Imbituva vem alertar a população sobre a doença, “não podemos deixar de falar sobre o assunto o qual as equipes de Saúde já vem trabalhando durante todo o mês de março através dos Agentes Comunitários de Saúde e dentro das Unidades também”, diz a Vigilância.

A Tuberculose é causada por um Bacilo que se espalha através do ar, por gotículas respiratórias que uma pessoa infectada expele, principalmente através da tosse, enquanto o doente não está em tratamento.

Os principais sintomas são: tosse persistente, com duração de mais de 3 semanas, acompanhada de febre que muitas vezes chega no final da tarde, cansaço, perda de peso, suor noturno. Se não tratados esses sintomas pioram progressivamente e outros surgem, podendo levar o indivíduo a morte.

Alias, a Tuberculose é hoje a Segunda maior causa de mortes infecciosas no país, perdendo somente ainda, para a COVID-19.

Existem outros tipos de tuberculose além da pulmonar, que se desenvolve em locais como ossos, rins, pleura, gânglios, olhos, etc. Quando o médico faz o diagnóstico, o tratamento será feito da mesma forma.

Mas tudo isso se resolve, quando a pessoa que está com sintomas procura uma Unidade de Saúde. O diagnóstico é feito através de um exame simples de escarro, juntamente com a avaliação médica e, o tratamento se dará logo após a detecção da doença.

Esse tratamento é todo pelo SUS, a duração mínima é seis meses, e já com duas semanas desse tratamento a chance de transmissão da doença fica muito reduzido.

Então se você tem esses sintomas ou conhece alguém que está assim, procure a unidade de saúde mais perto de sua casa, para investigação e tratamento o mais rápido possível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.